Ter melhor sexo

Como superar o medo da penetração

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 junho 2017
Como superar o medo da penetração
Imagem: hansenspear.com

O medo da penetração, também conhecido como ansiedade de penetração, é uma situação comum em muitas jovens e mulheres adultas que têm medo de experimentar livremente a sua sexualidade devido a diferentes fatores. Esta situação faz com que a possibilidade de ter uma vida sexualmente normal se complique, afetando de forma importante o casal. Felizmente, enfrentar esta situação com sucesso é possível, e em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para o conseguir. Descubra como superar o medo da penetração e viver a sua sexualidade plenamente.

Também lhe pode interessar: Como me masturbar se tenho vaginismo

Índice

  1. Como saber se sofro de medo da penetração
  2. Quais são as causas
  3. O que fazer se sofro de medo da penetração
  4. Se a sua parceira sofre de medo da penetração

Como saber se sofro de medo da penetração

Quem sofre de medo da penetração são mulheres que se sentem sexualmente atraídas pelos homens mas que, quando chega a possibilidade de haver um encontro íntimo e passar ao plano sexual, sentem um enorme medo e insegurança, acompanhado por desejos de fujir e evitar a todo o custo a penetração.

A ansiedade e a frustração são parte deste problema, e muitas vezes a mulher acede ao sexo mas o estado de tensão é tanto, que se produzem espasmos na zona vaginal que impedem a penetração e aumentam a dor durante o encontro. Repetidos episódios frustrantes podem aumentar o mau-estar e fazer com que por fim a mulher acabe por recusar completamente o sexo.

Quais são as causas

Diversos fatores podem influenciar e desencadear o medo da penetração, tanto em raparigas jovens como em mulheres adultas, alguns deles são:

  • Pouco conhecimento ou educação sexual, o medo da dor durante o sexo é tanto que pode-se chegar a desenvolver esta condição.
  • Educação sexual muito restrita em que se criaram uma série de tabus e associações negativas à volta do sexo.
  • Episódios traumáticos ligados ao sexo como abusos ou violações.
  • Não conhecer o funcionamento do corpo e ignorar aspetos sexuais fundamentais, o que faz com que o medo da penetração se instale.
  • Situações que produzem rejeição do casal, desenvolvendo o medo da penetração.

O que fazer se sofro de medo da penetração

Como sempre, quando se trata de resolver qualquer situação, o primeiro passo é admitir que existe um problema. Uma vez chegado a este ponto é bastante importante determinar qual é a causa do que sentimos, uma vez que descobrir a mesma irá ajudar-nos a encontrar a solução.

As pessoas que sentem medo devida à falta de informação ou educação sexual restrita devem aproximar-se de forma aberta ao conhecimento sexual. Seja através de leitura especializada no tema ou através de um sexólogo, é fundamental esclarecer todas as dúvidas referentes a este tema para poder ter uma atitude saudável perante o sexo. Não há nada a temer, e é muito importante fortalecer o sentimento de sexualidade.

Aquelas pessoas que sofreram de abusos devem recorrer a um psicólogo para procurar superar este episódio e continuar com a sua vida. A ajuda médica é fundamental neste aspeto, pelo que não se deve sentir nenhum tipo de vergonha a esse respeito, mas sim encher-se de força e continuar com o desejo de melhorar.

Da mesma forma, os casais que estão vivendo crises em que se desenvolveu este tipo de comportamento, devem visitar um terapeuta de casais para trabalhar neste problema de forma ativa.

Se a sua parceira sofre de medo da penetração

Nestes casos é muito importante o apoio. Embora a situação possa ser desgastante para o homem, a paciência e o apoio são fundamentais para que a sua parceira volte a sentir novamente confiança, curiosidade e prazer a respeito do sexo.

Juntos podem adquirir informação sobre o sexo, esclarecer dúvidas e visitar um especialista no caso de ser necessário. Ela deve sentir que você é um apoio e que não a vê apenas como um objeto sexual. Isto ajudará a fortalecer a relação e a dar passos importantes até à meta de desfrutar de uma plena sexualidade.

Dica: Confira também essas 6 formas de fazer a penetração sexual ser muito mais gostosa!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar o medo da penetração, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hansenspear.com
Como superar o medo da penetração