Doenças de transmissão sexual

Como se pega tricomoníase

Como se pega tricomoníase
Imagem: dancingwithde.com

Para prevenir doenças, a melhor medida é saber como elas se manifestam no organismo. Por isso, o umComo.com.br vai explicar como se pega tricomoníase, uma DST que ataca homens e mulheres. Prevenir é sempre o melhor remédio.

Também lhe pode interessar: Como tratar a tricomoníase

Índice

  1. O que é e como se pega
  2. Como prevenir tricomoníase
  3. Tratamento para tricomoníase

O que é e como se pega

As DST’s são as doenças sexualmente transmissíveis e, entre elas, uma que afeta ambos os sexos é a tricomoníase. Porém, as mulheres são as que mais facilmente pegam a doença.

A transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual, tanto entre mulher e homem quanto entre mulheres. No sexo entre homens essa DST não se manifesta. A doença pode ser transmitida ainda pelo contato com roupas íntimas, lençóis e toalhas contaminadas.

Assentos de banheiros e instrumentos ginecológicos são outros locais onde o agente transmissor pode estar. A doença é provocada pelo parasita trichomonas vaginalis, que afeta os órgãos genitais masculinos e femininos.

Enquanto nas mulheres é a vagina que sofre com o agente transmissor, nos homens, o mesmo se hospeda na uretra, o canal da urina. Nas mulheres, os sintomas mais comuns de quem pega tricomoníase são corrimento vaginal com cheiro forte, dor ao urinar e coceira.

Já nos homens, os sinais da doença também são a dor ao urinar e a coceira, além da urina se mostrar espumosa, inclusive, a primeira do dia. É possível ainda que os sintomas apareçam durante o ato sexual e mais raramente a mulher pode ter dor no baixo ventre.

Como se pega tricomoníase - O que é e como se pega
Imagem: noticias.r7.com

Como prevenir tricomoníase

Já que essa doença sexualmente transmissível é silenciosa, a melhor forma de se prevenir do seu contágio é com o uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Depois de contrair o parasita, homens e mulheres podem ficar com o agente incubado até 28 dias, sem saber que pegaram a doença. Além disso, nas mulheres, os primeiros sinais podem aparecer mesmo meses depois da contaminação.

Para prejudicar ainda mais o diagnóstico da tricomoníase, existem pacientes que mesmo com o parasita em seu organismo não apresentam qualquer sintoma. Por isso, o preservativo, tanto o masculino, como o feminino, é a forma mais eficiente de evitar a transmissão.

A camisinha deve ser usada, inclusive, em todos os tipos de sexo, seja o oral, vaginal ou anal, já que em todas as situações o agente patológico pode ser transmitido. O uso de preservativo previne ainda homens e mulheres do contágio das demais DST’s.

Consultar um especialista uma vez por ano, pelo menos, é outra forma de como prevenir tricomoníase. Muitas vezes são com os exames de rotina preventivos que a doença é identificada.

Como se pega tricomoníase - Como prevenir tricomoníase
Imagem: centralpe.com.br

Tratamento para tricomoníase

Depois que a doença for diagnosticada, é preciso que tanto quem pegou a doença como quem a transmitiu passe por tratamento médico, o qual pode ser em dose única ou se estender por sete dias, com dosagem menor.

Mesmo depois da cura da tricomoníase, o paciente deve usar preservativo em todas as suas relações sexuais, uma vez que nada impede que o parasita seja transmitido novamente a ele.

Também faz parte do tratamento a proibição de bebidas alcoólicas, o que vai afetar a eficiência do tratamento se forem consumidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega tricomoníase, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Angela
Meu ginecologista me receitou secnifar mais eu não encontrei é comprei decnazol. Tem o mesmo efeito? Pois depois que fiz o tratamento meus sintomas pioraram. Fiz uma histerictomia a 1 ano e 3 meses, vc acha que é possível eu ter pego a doença nesse período?
Amanda
Fiquei na dúvida: o homem pode transmitir para a mulher a tricomoníase ou apenas mulher/homem e mulher/mulher? Caso não, como uma mulher que não tem relações além do seu parceiro pode adquirir tricomoníase?
Editor umComo.com.br
Oi Amanda! A tricomoníase se pega entre homem e mulher e entre duas mulheres. No sexo entre homens, a doença não se manifesta. Além disso, a doença pode ser contagiada através do contato com roupas contaminadas.
A sua avaliação:
JOANA
quero saber tudo sobre esta doenca
Editor umComo.com.br
Oi Joana! Neste link poderá conferir os os sintomas e tratamento para a tricomoníase: http://relacoes.umcomo.com.br/search/index?q=tricomoniase
Imagem: dancingwithde.com
Imagem: noticias.r7.com
Imagem: centralpe.com.br
1 de 3
Como se pega tricomoníase