Ter melhor sexo

Como retomar o sexo depois do parto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 abril 2020
Como retomar o sexo depois do parto

Ter um filho representa uma importante mudança nas nossas vidas em todos os aspetos, incluindo no aspeto íntimo. Durante a gravidez a maioria dos casais mantém relações sexuais, mas nas últimas semanas de gestação os encontros tornam-se mais difíceis, se a isto adicionarmos as recomendadas 6 semanas de pausa depois do nascimento do bebê, encontramo-nos com um longo período de "abstenção". Então, como retomar o sexo depois do parto? Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que o consiga com sucesso.

Passos a seguir:
1

Uma vez que o bebê nasceu, o corpo feminino demora um tempo a voltar à normalidade. Chama-se quarentena ao período que demora o útero a voltar ao tamanho normal, embora nem sempre sejam 40 dias exatos, podendo variar entre um e dois meses, dependendo fundamentalmente do tipo de parto que se faça.

Durante este período o recomendável é suspender a atividade sexual, pois poderia ter-se desconfortos e no caso das mulheres que tiveram cesariana ou episiotomia, dor, inchaço, coceira e problemas com os pontos.

2

Esta informação é conhecida por quase todos os casais, mas o que acontece quando este período passou? Como retomar o sexo pós-parto? O primeiro conselho para o conseguir é deixar para trás os medos e as dúvidas.

É necessário que para além do papel de mãe se volte a recuperar a intimidade com o parceiro, e o sexo é um elemento importante nas relações. Mas é necessário paciência, pois muitas vezes o problema fundamental é que, dadas as mudanças físicas e emocionais, a mulher não sente desejo sexual.

3

Outro medo frequente é ter dor na penetração. Para evitar que isto aconteça há algumas boas sugestões que podemos seguir, por exemplo fazer posições sexuais de suave penetração para diminuir as possibilidades de dores. Lembre-se de quais são as suas posições favoritas, aquelas que lhe geram mais prazer, e ponha-as em prática para desfrutar deste encontro.

4

O uso de lubrificante vaginal é recomendado, pois devido às mudanças corporais geradas pela gravidez e a lactância, é possível que, pelo menos durante os primeiros encontros, a vagina não lubrifique como habitualmente, de modo que para garantir o prazer e as penetrações suaves convém usá-lo.

5

Os primeiros encontros não têm de necessariamente incluir a penetração. Se deseja retomar a sua vida sexual mas tem medo de se magoar ou considera que ainda é muito cedo, podem fazer alguns interessantes jogos eróticos. O petting, a masturbação em casal e inclusive o sexo oral são boas alternativas para reavivar o desejo depois do parto.

Isto ajudará a aumentar a temperatura até que se sinta segura que deseja voltar a ter relações sexuais.

6

Os exercícios Kegel são altamente recomendáveis, pois ajudam a fortalecer o assoalho pélvico que pode ter sofrido alterações depois do parto, influenciando na sensibilidade durante as penetrações.

Além disso, é importante não se esquecer de utilizar métodos anticonceptivos, uma vez que é possível engravidar novamente.

7

Para retomar o sexo depois do parto é necessário e importante ir pouco a pouco, até que ambos se sintam cômodos, e sem pretender logo que tudo seja como há uns meses atrás, deste modo evitarão frustrações. Também é necessário criar espaços para a intimidade e lembrar que para além do papel de pais, continuam sendo um casal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como retomar o sexo depois do parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como retomar o sexo depois do parto