Resolver Conflitos

Como recuperar a confiança no casal

Como recuperar a confiança no casal
Imagem: sharito.com

A confiança entre ambos é a base de uma relação sentimental sólida e um dos pilares fundamentais para que tudo caminhe corretamente. No entanto, em muitos casos a desconfiança e a perda de segurança é um dos motivos que acaba ocasionando a ruptura de uma relação. A desconfiança pode aparecer por diversos motivos, seja pela ruptura de um acordo que os dois tinham, por uma infidelidade ou simplesmente por pequenas feridas do passado que não fecharam e começam a afetar atualmente. Seja qual for a razão, é sempre importante aceitar o quanto antes a perda de confiança e agir quanto antes para consertar esta situação se for o caso. Preste atenção aos conselhos deste artigo de umComo sobre como recuperar a confiança no casal, e não pense que tudo está perdido!

Também lhe pode interessar: Como agir quando o parceiro não liga

Passos a seguir:

1

Como com a confiança, a comunicação é o outro alicerce importante para desfrutar de uma relação sólida. Tente falar com ele(a) com toda sinceridade a todo o momento, seja qual for o motivo pelo qual você chegou a perder a confiança. A relação é de ambos e unidos devem enfrentar o problema e encontrar a melhor solução. Mostre-lhe como se sente sem medo de sua reação, exponha seus pensamentos, bem como seu desejo de voltar a confiar e a desfrutar da relação de vocês.

2

Manter sua autoestima e a segurança em você é fundamental para recuperar de novo a confiança em seu(sua) companheiro(a). Por exemplo, uma reação muito frequente quando uma pessoa fica sabendo que seu(sua) companheiro(a) o(a) enganou ou traiu é a de ter sentimentos de culpa, chegando a pensar que não é ou não faz o suficiente para agradar seu(sua) parceiro(a). Outros, pelo contrário, desenvolvem um grande orgulho, sentimentos de ira e desespero. É normal aflorarem estas emoções negativas, mas se você decidiu voltar a confiar, deverá tentar deixá-las de lado e concentrar-se no futuro da relação de vocês, valorizando as coisas positivas sobre as negativas.

3

As falsas expectativas no casal e exigências demais também podem minar a confiança no outro. Acontece que, esperar que o outro seja ou aja como nós queremos é um grande erro que só nos leva a ter graves conflitos internos. Comece aceitando como ele(a) é, tendo presente que todos nós podemos cometer erros e assumindo que se quiser continuar com a relação, deverá ser realista e não esquecer que além das muitas virtudes que ele(a) tem, também conta com defeitos como todo mundo.

4

Uma vez que tiver dado o passo e decidido deixar o passado atrás, não tenha medo de perguntar tudo o que precisa dia a dia para conseguir recuperar a confiança. Nunca dê nada por terminado, nem se atormente com falsas especulações, se tiver dúvidas ou precisar saber o que ele(a) pensa ou como se sente, o normal em uma relação saudável é esclarecer os pensamentos por meio do diálogo entre ambos.

5

Recuperar a confiança no casal não é algo que sucederá da noite para o dia, é normal que você leve seu tempo, por isso não se preocupe se não o conseguir imediatamente. Se precisar refletir e analisar o que aconteceu, a melhor opção é tomar um tempo para isso, pois assim as feridas sanarão e você atingirá seu objetivo de voltar a confiar com sucesso.

6

Caso você se encontre preso em uma relação bastante conflituosa e tormentosa e não saiba que caminho seguir, recomendamos consultar nosso artigo Como superar uma relação conflituosa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar a confiança no casal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Lurdes Figueiredo
Gostei das dicas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lurdes! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Imagem: sharito.com
Como recuperar a confiança no casal