Ausência de menstruação

Como parar a menstruação

Como parar a menstruação
Imagem: medicinenet.com

O ciclo menstrual é parte da vida da maioria das mulheres, porém nem sempre é algo fácil de ligar. Muitas sofrem sangramentos excessivos e cólicas de muita dor. Além disso, pode existir um constante desgaste emocional, relacionado ao estresse e à alteração de humor presente neste ciclo hormonal.

Apesar de alguns métodos usados para controlar a menstrução e os seus sintomas, como os anticoncepcionais, nem sempre eles são eficazes ou tolerados. Por isso, muitas mulheres às vezes buscam por possibilidades que interrompam a menstruação.

Pensando nisso, o umComo.com.br traz algumas recomendações sobre como parar a menstruação sem prejudicar sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como atrasar a menstruação

Índice

  1. Emendar uma cartela de pílula na outra
  2. DIU
  3. Injeções de progesterona
  4. É possível parar de menstruar imediatamente?
  5. Como lidar com os incômodos da menstruação

Emendar uma cartela de pílula na outra

Esse é o método mais simples e mais conhecido: emendar sua pílula anticoncepcional, sem pausar entre uma e outra, não dando espaço para a menstruação chegar.

Essa prática pode ser feita tanto com pílulas especiais de uso contínuo quanto com as comuns (de 24 ou 28 dias, com cores diferentes), que proporcionam 21 comprimidos ativos na cartela e outros placebos. Para essa opção, por exemplo, você deve iniciar uma nova cartela logo após ter terminado as 21 pílulas, antes de tomar os comprimidos placebos.

Porém, neste caso, é preciso evitar fazer isso por muitas vezes seguidas. Esse tipo de cartela possui compostos que não foram feitos para serem usados desta forma. Por isso, se for o caso de continuar emendando sua cartela, busque pela opção que seja feita exclusivamente para o uso contínuo.

Como parar a menstruação - Emendar uma cartela de pílula na outra
Imagem: pt.wikipedia.org

DIU

Outro método para interromper a menstruação é o uso do DIU medicado com progesterona. Na maioria das mulheres, ele funciona suspendendo o ciclo menstrual intenso. Podem haver pequenos sangramentos ao longo do mês, porém não há mais os sintomas que acompanham a menstruação. Essa prática deve ser feita com um acompanhamento médico.

Como parar a menstruação - DIU
Imagem: anticoncepcao.org.br

Injeções de progesterona

As injeções mensais ou trimestrais de progesterona são bastante efetivas em termos de parar totalmente a menstruação. A mensal contém dois hormônios (estrógeno e progesterona) e a trimestral possui apenas progesterona. Elas funcionam de forma a inibir ovulação, o que torna o muco cervical espesso e dificulta a passagem dos espermatozóides.

Sua desvantagem é que podem causar ganho de peso. Por isso, necessitam também de um acompanhamento médico para que não haja prejuízo à saúde da mulher.

É possível parar de menstruar imediatamente?

Parar de menstruar imediatamente não é uma possibilidade. Usar a pílula anticoncepcional neste período para atingir esse resultado não é aconselhável pois não irá ter resultados efetivos. E, além disso, é provável que cause alterações no ciclo menstrual nos próximos meses e até seja prejudicial à saúde, por conter grande quantidades de hormônio.

Se você não deseja estar menstruada em determinado dia, é preciso que você calcule seu ciclo menstrual, se planeje e inicie o uso de algum método anticoncepcional pelo menos uma semana antes da data prevista de sua menstruação.

Extra: Como atrasar a menstruação com limão

Como lidar com os incômodos da menstruação

Os métodos que tratamos acima são efetivos tanto em parar a menstruação como também em diminuir seus sintomas e incômodos. Porém, se eles são estiverem sendo efetivos quanto à isso, não hesite em procurar acompanhamento médico.

Falando em incômodos como TPM, dores de cabeça e no abdómen, inchaço e indisposição, há outros diversos métodos naturais para o seu combate e alívio imediato. Abaixo, veja uma lista de remédios caseiros ou que você pode comprar sem muito trabalho:

  • Suplementos: ômega 3, vitamina B6 ou óleo de prímula.
  • Alimentos: banana e soja.
  • Bebidas: suco de laranja natural, chá de camomila e chá de gengibre.

Veja também: Como atrasar a menstruação

Como parar a menstruação - Como lidar com os incômodos da menstruação
Imagem: asianliving.me

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Para qualquer método escolhido acima, é necessário consultar um ginecologista para que não seja prejudicial a sua saúde. Cada mulher possui um histórico médico e necessidades específicas do corpo, que podem demandar práticas adequadas, sem causar riscos.
  • Em alguns casos, a interrupção definitiva da menstruação pode trazer complicações futuras quanto à doenças hormonais. Procure um especialista para saber se é o seu caso.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
GRAZIELA SIQUEIRA
OLA,ESTOU MENSTRUANDO 20DIAS SEGUIDOS POREM NAO E GRABDE FLUXO..TOMEI MAIS DE 5ANOS INITERRUPTOS ,AGORA SOFRO DESSA FORMA...NAO PARA MAIS..O QUE FAZER????
Marilucia
Sinto dores nas pernas , quando tomo anticoncepcional....
barbara
eu tenho uma viagem p fazer dia 8 agora, nunca usei nenhum tipo de anti.. Tem algo que eu possa fazer p menstruar essa semana ou apenas uma semana após a data da minha viagem?
lara
Minha menstruação vem no dia 12 e tenho uma festa bem nesse dia. Oque faço pra adiantar 1 semana ou atrasar 2 dia ? Me responde por favor
gis
Como fazer a menstruacao durar periodo menor que 7 dias. Descer mais rapido
Laudicéia da silva neto
gostei muito,me ajudou bastante
Editor umComo.com.br
Oi Laudicéia, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Marcia aparecida ribeiro
Otimo as informacoes estou na menopausa tenho 51 anos como posso fazer p diminuir o fluxo sanguineo? Obrigadomarcia
fatima martins
queria muito travar a menstruaçao mas em contra partida temo consequencias futuras embora agora me seje unica soluçao viavel perco muito fluxo sanguineo durante a menstruaçao e enfraqueço por conta dessas perdas ..
fatima martins
ola obg pelas dicas e sugestoes vou seguilas cautelosamente pois minhas menstruaçoes tem sido intenças durando mais do q o normal e por vezes acompanhadas de fortes enjoos e tonturas felizmente nunca sofri quedas mas temo que isso me aconteça ...
Editor umComo.com.br
Oi Fatima, muito obrigada pelo seu comentário! Continue nos acompanhando :)
Imagem: medicinenet.com
Imagem: pt.wikipedia.org
Imagem: anticoncepcao.org.br
Imagem: asianliving.me
1 de 4
Como parar a menstruação