Ter melhor sexo

Como é o sexo depois da histerectomia

Como é o sexo depois da histerectomia

A endometriose grave, diferentes tipos de câncer e tumores na zona do útero, entre outras complicações, podem fazer com que a mulher seja submetida a uma histerectomia, uma intervenção com a qual se remove de forma parcial ou total o útero. Depois desta operação é normal que a mulher se sinta bastante afetada a nível psicológico, e um dos aspetos que mais medo desperta é o desempenho sexual depois da intervenção. Para esclarecer todas as dúvidas que possa ter a este respeito, em umComo.com.br explicamos-lhe como é o sexo depois da histerectomia.

Também lhe pode interessar: Como manter a higiene antes e depois do sexo
Passos a seguir:
1

Dado que a histerectomia é uma operação em que o órgão reprodutivo feminino é removido, é normal que a mulher se sinta bastante afetada, sentindo muitas vezes que parte da sua feminidade foi eliminada, o que a leva a pensar que a intimidade também será comprometida.

A realidade é que a histerectomia não prejudica em nada o sexo, pelo contrário muitas vezes melhora de forma notável a vida sexual.

2

Existem muitas condições que afetam o prazer sexual e que se resolvem com a histerectomia. A endometriose e diversos problemas uterinos que geram dor e desconfortos na mulher durante a penetração, desaparecem com esta intervenção, dando lugar a encontros de muito mais prazer, em que não têm nenhum tipo de dor.

3

Várias investigações revelam que a libido feminina fica favorecida com a histerectomia. Normalmente quando se sofrem muitas dores durante o sexo é habitual não sentir desejo sexual, pois o prazer está comprometido. Mas, uma vez que a mulher foi operada e a fonte das suas dores foi removida, abre-se a porta a um importante bem-estar físico que faz com que a libido aumente, dando lugar a uma vida íntima muito mais plena.

4

Nos casos de histerectomia em que além do útero também se removem os ovários, o desejo sexual pode ficar afetado, tendo alguns sintomas idênticos aos da menopausa, como a secura vaginal e a diminuição da libido. No entanto, seguindo alguns conselhos para combater a secura vaginal e realizando exercícios para estimular o desejo sexual, é possível levar uma vida íntima completamente normal.

5

Dependendo do tipo de histerectomia a que se tenha submetido, deverá esperar entre um mês e oito semanas para voltar à sua vida sexual, garantindo a correta cicatrização. Não tenha medo de consultar o seu médico sobre quando pode voltar à sua vida íntima e anime-se a viver novas experiências desfrutando do sexo sem dor e desconfortos.

6

Se a histerectomia a afetou a nível psíquico, é importante que saiba que se trata de algo completamente normal. No entanto, é necessário superar todas aquelas ideias negativas em torno desta operação e seguir em frente.

Se se sente muito deprimida e desanimada, não hesite em consultar um psicólogo para procurar orientação profissional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o sexo depois da histerectomia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Erica Silva De Almeida
Boa noite! Eu fiz a esterectomia total há 5 anos, eu me sinto um robô é como se eu ñ tivesse mas sentimentos apenas vivo só isso. Afetou muita coisa na minha vida .Eu perdi o desejo, meu relacionamento acabou por falta de compriencao. Eu ñ consigo me relacionar com alguém eu tenho medo de estar ali e ñ sentir prazer.O calor ñ passou até hoje .Fiquei muito ansiosa,as vezes eu estou bem mas derrepente eu sinto um vazio muito deprimida.Esta muito difícil lidar com isso. Pra mim ñ sei pra outras que fizeram a mesma cirurgia. Nada mas tem graça. A mulher ñ é mas a mesma. Eu queria muito poder ter algum tipo de ajuda ou tratamento .E muito difícil mesmo.
Leal
Eu fiz histerectomia total e sou outra pessoa pra melhor o sexo ficou muito mais gostoso sem dores encomodos sangramento nem secura vaginal meu libido está maior q antes
ana Lúcia
Eu vou fazer um mês que tirei o utero fora e o colo do utero.to com medo
De como vai ser a minha vida intima .me causa um pouco de medo oque fazer..
Juliana Paiva
Interessante que a maioria dos sites sobre o assunto tem fotos ilustrativas de mulheres acima dos 50 anos. Atualmente muitas mulheres jovens (eu tenho 35 anos) estão sendo submetidas à histerectomia. Fiz a cirurgia a 1 semana e a preocupação com a vida sexual me trouxe ao site, que por sinal está com um texto excelente!! Nos ajuda a tranquilizar!
Joyce de Oliveira
Tem 40 dias que fiz uma histerecmia, já posso ter relação sexual?
Editor umComo.com.br
Oi Joyce! Como indicado na matéria, dependendo do tipo de histerectomia a que se tenha submetido, deverá esperar entre um mês e oito semanas para voltar à sua vida sexual, garantindo a correta cicatrização. Não tenha medo de consultar o seu médico sobre quando pode voltar à sua vida íntima e anime-se a viver novas experiências desfrutando do sexo sem dor e desconfortos.
Luzia
Fiz histerectomia total, tenho 60 anos, mi há libido fica comprometida? E como faz a higiene?
Sandra
Tenho 1 mês e 8dias que fiz hesterectomia total posso trocar carícia com meu esposo
Mari
Sinto dor na entrada da vaginal parece dolorido o local ..sinto como estivessr slgo obstruindo a passagem..cheguei a pensar que era emocional....depois de fazer uma histerectomia vaginal sinto desconforto um local dolorido para o sexo...chego desistir ..Isso é normal no começo ou está ocot algo ruim? Terei que marcar um retorno com minha medica para conversarmos sobre isso.Se alguem está ou passou por isso tem algum comentário?
fabiana
fiz histerectomia total a um ano demorei para ter relação pois na primeira tentativa foi muito dolorido, parecia que estava me rasgando , porem insisti e agora não sinto mais dores, só que é preciso lubrificar bem para não machucar.
Como é o sexo depois da histerectomia