Doenças de transmissão sexual

Como detectar as verrugas genitais

Como detectar as verrugas genitais
Imagem: www.vidaysalud.com

As verrugas genitais são uma infecção de transmissão sexual causada pelo chamado vírus do papiloma humano (HPV). Este é transmitido muito facilmente através do contato com a pele de uma pessoa infectada, e apesar de existirem muitas variedades de HPV, estima-se que a grande maioria seja transmitida por meio do contato sexual. Ainda que em muitos casos a infecção possa ser assintomática, há outros em que se desenvolvem as denominadas verrugas ou papilomas genitais, as quais devem ser identificadas e tratadas a fim de curar esta doença e evitar problemas de maior gravidade. Se você quer saber mais, no seguinte artigo de umComo damos alguns conselhos úteis sobre como detectar as verrugas genitais. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Papiloma humano em homens, como detectar?

Passos a seguir:

1

As verrugas genitais caracterizam-se por serem caroços delgados, pequenos, flexíveis e suaves ao tato que aparecem na pele. Costumam apresentar a mesma cor da pele, um tom branco cinzento ou branco rosáceo e podem ser tão pequenas que impossibilite serem vistas. Em outros casos, por exemplo, chegam a formar uma espécie de cacho maior de verrugas, e o crescimento das mesmas pode ser bem mais rápido naqueles pacientes que tenham um sistema imunológico debilitado e em mulheres grávidas.

2

Além de conhecer suas características físicas, para detectar as verrugas genitais também é importante saber em que áreas concretas elas podem se manifestar.

  • No caso das mulheres, as verrugas genitais podem aparecer no interior da vagina ou uretra, na pele em volta da abertura vaginal, no colo uterino e dentro ou ao redor do ânus.
  • No caso dos homens, podem ser encontradas no pênis, no escroto, na uretra ou na pele em volta do ânus.
Como detectar as verrugas genitais - Passo 2
Imagem: www.mujeryvida.com
3

Geralmente, as verrugas genitais desenvolvem-se pela primeira vez de 6 semanas a 6 meses após haver ocorrido o contágio pelo vírus do papiloma humano. Além da presença de verrugas genitais, é possível experimentar alguns dos seguintes sintomas:

  • Aumento do fluxo vaginal.
  • Cheiro desagradável do fluxo vaginal.
  • Prurido genital.
  • Dor ao manter relações sexuais.
  • Sangramento após ter relações sexuais devido às lesões causadas pelo roçar e o contato direto com as verrugas.
4

Por tudo isso, é imprescindível que mesmo que você não veja ou note a existência das verrugas genitais, procure seu médico antes de se manifestar qualquer um dos sintomas anteriormente mencionados. Esta é a única forma segura de determinar se você sofre desta infecção de transmissão sexual e de poder começar o tratamento correspondente para sua cura.

5

Como dissemos, detectar as verrugas genitais é uma tarefa que só um profissional médico realizará com sucesso. Normalmente, são diagnosticadas através de um exame pélvico exaustivo e um exame de Papanicolau ou citologia vaginal, no caso das mulheres. Cabe a possibilidade também de que o especialista ache conveniente realizar uma biopsia do tecido afetado para analisar. Lembre-se sempre da importância de fazer os exames ginecológicos oportunos e de usar o preservativo como método contraceptivo, pois é a única forma de prevenir doenças deste tipo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar as verrugas genitais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
elen
tenho muita coseira e uns caroço em redo da vagina bem fino q pareçe verrugas e por tanto to pecebendo um cresimento em redo da aria da vagina o q farco
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Elen, bom o melhor talvez fosse você consultar o seu médico para obter o diagnóstico correto, uma vez que não deve aplicar qualquer tipo de tratamento sem antes ter a certeza do que se trata. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! :)
Imagem: www.vidaysalud.com
Imagem: www.mujeryvida.com
1 de 2
Como detectar as verrugas genitais