Lidar com os sentimentos

Como deixar de ser inseguro em uma relação

Como deixar de ser inseguro em uma relação
Imagem: blogdelamente.com

Era muito sábio quem disse que os ciúmes são o reflexo das inseguranças. É que quando não estamos completamente satisfeitos com o que somos, é normal que apareçam medos que desequilibram o amor próprio e despertam a desconfiança em nós mesmos e nos demais, desencadeando o ciúme; o medo de que nosso parceiro(a) nos abandone por alguém ou o medo de terminar uma relação por achar que não vamos encontrar mais ninguém. Neste artigo de umComo mostramos a você como deixar de ser inseguro em uma relação.

Passos a seguir:

1

O primeiro que você deve fazer para deixar de ser inseguro em uma relação é se analisar. Determine quais são as situações que despertam sua insegurança. Analise qual é a verdadeira razão de seu comportamento e como reage diante dessas situações e uma vez que tenha a resposta, se proponha, na próxima vez que essa situação ocorrer, a agir diferente, tomando cuidado com o que diz e isolando pensamentos negativos de sua cabeça.

2

Para deixar de ser inseguro em uma relação você também deve identificar seus sentimentos e reconhecer o que o faz ter ciúme, por que teme ser abandonado, por que acha que há alguém melhor que você. Se você considerar que o problema é físico, pode trabalhar para melhorar cuidando mais de sua saúde; se é nitidamente emocional, concentre-se em você e realce mais as coisas positivas que o definem.

3

Racionalize sua insegurança. Se você é desconfiado porque no passado um parceiro(a) o enganou ou deixou por outro, pense que essa pessoa não procurava o que você é, e isso não quer dizer que você seja pouca coisa. É muito provável que a pessoa com que está atualmente valorize você pelo que é e sua insegurança não deixe você apreciar.

4

Ser agradecido pode ajudar a deixar de ser inseguro em uma relação. Quando sabemos o que temos, com o que contamos e valorizamos o que conseguimos é porque sabemos que somos especiais por tê-lo. Agradeça sua relação e reconheça que o ciúme está atentando contra isso que você tanto gosta de ter.

5

Vire a página. Se não deixar para lá cada discussão anterior por ciúme ou algum comportamento que pareceu incorreto do seu parceiro(a), ambos mergulharão em uma infelicidade infinita. Evite que isto ocorra propondo encerrar uma discussão e nunca mais falar dela.

6

Aprenda a perdoar. É provável que seu parceiro(a) esteja feliz com você e você esteja pensando todo o contrário por causa de um engano anterior ou uma má experiência com uma pessoa do passado. O melhor nestes casos é perdoar o dano causado, assimilar que o tempo passou e que é muito tarde para guardar rancor. Deixe de lado esse sentimento negativo e abra as portas para sentimentos positivos.

7

Fale com seu parceiro(a). Diga como se sente, peça que ajude você a melhorar e confie nele(a). Todos os problemas de casal devem ser resolvidos em casal. O mais importante é que acredite nele, que lhe dê a oportunidade de demonstrar que suas inseguranças podem estar transformando você em uma pessoa equivocada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de ser inseguro em uma relação, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Naiih
Insegurança é algo que machuca , no meu caso , o meu marido tem um filho com uma outra mulher , então o contato é constante . E eu não tenho medo que eles tenham uma recaída , o que me encomoda é o fato deles ter esse contato . Devo chamar isso de insegurança ?
Marcos Henrique
Quero deixar de ser inseguro com minha mulher ela se separou e tem uma filha .ela ainda ama o ex marido dela o q eu faco para tirar essa inseguranca do meu peito....
Imagem: blogdelamente.com
Como deixar de ser inseguro em uma relação