Outros Saúde Sexual

Como a sua vagina muda com o tempo

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como a sua vagina muda com o tempo
Imagem: reneecottermd.com

É normal que a vagina mude de aparência com o passar dos anos, por isso, a mulher de 20 anos vai ter o seu órgão genital diferente em cada época da sua vida. Para saber quais são as alterações que fazem parte de um organismo saudável, veja como a sua vagina muda com o tempo com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Vagina gorda é um problema?
Passos a seguir:
1

As mudanças da vagina ao longo dos anos, por mais que sejam comuns, muitas vezes podem passar despercebidas, uma vez que elas são lentas e extremamente normais. Aos 20 anos, por exemplo, a mulher já passou pela fase da puberdade e isso significa que os seus órgãos, inclusive, o genital, atingiram o tamanho adulto. Porém, a exceção fica por conta dos grandes lábios vaginais, ou seja, a parte mais externa, que nessa época da vida costumam estar mais magros, como se encolhessem.

Confira também os nossos artigos sobre se a sua vagina é normal e se a vagina alarga com o sexo.

Como a sua vagina muda com o tempo - Passo 1
Imagem: planetadasmeninas1.blogspot.com
2

Já que a vagina muda com o tempo, por volta dos 30 anos é possível perceber que o órgão sexual está se tornando mais uma vez diferente. Agora, é a vez dos pequenos lábios, os interiores, ganharem uma tonalidade mais escura. Isso ocorre devido às mudanças hormonais, causadas pela gestação e mesmo pelo envelhecimento normal.

3

Com a chegada dos 40 anos, o que pode mudar na vagina é a resistência do assoalho pélvico, sendo a causa muitas vezes de vazamentos da bexiga. Vale lembrar que os responsáveis por suportar os órgãos reprodutores são os tendões, tecidos e músculos. No entanto, com o passar dos anos, o aumento de peso e mesmo os exercícios de alto impacto podem provocar o enfraquecimento do assoalho pélvico. Para reverter a situação, é possível exercitá-lo, como os exercícios de Kegel, entre outros.

4

Na casa dos 40, outras mudanças ocorrem no sistema reprodutivo da mulher, mas nem todas elas são tão evidentes, como é o caso da disponibilidade de óvulos para a fecundação, que diminui bastante, embora a mulher ainda ovule e menstrue. O fim da idade fértil termina apenas com a menopausa, o que ocorre próximo aos 50 anos. Mesmo assim, os ciclos se tornam mais curtos, indicando que em pouco tempo a mulher vai deixar de menstruar.

5

Quanto às mudanças mais evidentes por volta dos 40 anos são as referentes às paredes vaginais, que se tornam mais secas e, por isso, pode haver coceira na região, além de vermelhidão e ardência. Isso é a consequência da redução dos níveis de estrogênio, que altera o equilíbrio ácido-alcalino da vagina. Para evitar esses sintomas que podem provocar inflamação, sexo regular é um remédio muito eficiente.

Como a sua vagina muda com o tempo - Passo 5
Imagem: omagnatta.com
6

A queda hormonal também afeta a espessura do canal vaginal, que se torna mais fino e, a penetração, pode machucar. Nesse caso, o melhor é fazer uso de lubrificantes para evitar o incômodo, sendo que não é apenas a mulher que o sente, o homem também. Mesmo assim, é importante que a mulher faça visitas frequentes ao ginecologista, já que o ressecamento da vagina pode ser tratado, bem como os demais incômodos decorrentes do passar dos anos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como a sua vagina muda com o tempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: reneecottermd.com
Imagem: planetadasmeninas1.blogspot.com
Imagem: omagnatta.com
1 de 3
Como a sua vagina muda com o tempo