Quais são as causas da menstruação irregular

São poucas as mulheres que têm um ciclo menstrual regular de 28 dias, já que geralmente há oscilações entre os 21 e 35 dias. Agora quando o ciclo menstrual é inferior ou superior a este intervalo considera-se que o período é irregular e é importante, então, visitar o ginecologista para tratar do caso e averiguar o porquê dessas alterações. Para conhecer mais detalhes, neste artigo de umComo.com.br contamos-lhe quais são as causas da menstruação irregular e os fatores que devemos ter em conta em todo momento.

Imagem: forumclinic.org

Whatsapp 3 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. Em primeiro lugar, devemos saber que a menstruação se define como irregular quando se dão alguns dos seguintes casos:

    - Os intervalos entre as menstruações variam muito de um ciclo para outro.

    - Quando os ciclos são muito curtos, isto é, quando a menstruação ocorre em intervalos de 21 dias ou menos. Esta alteração é conhecida como polimenorreia.

    - Os ciclos menstruais são muito longos, isto é, quando a menstruação ocorre em intervalos superiores a 35 dias, e é conhecida como oligomenorreia.

    - A ausência de regra de maneira prolongada (amenorreia) e sua causa não é a gravidez.

    Perante qualquer dessas alterações menstruais, visite seu ginecologista para realizar uma consulta médica. Vejamos, a seguir, quais podem ser as causas da menstruação irregular.

  2. Uma das causas mais comuns dos períodos menstruais irregulares é a que está relacionada com o estresse, a ansiedade ou problemas emocionais. Um excesso de estresse físico ou emocional pode influenciar na menstruação, originando ciclos irregulares e inclusive sua ausência transitória.

  3. As desordens alimentares como a anorexia, a bulimia ou qualquer uma que acarrete uma grande perda ou aumento de peso e um transtorno hormonal pode ocasionar a menstruação irregular e inclusive levar ao desaparecimento do período.

  4. A menstruação irregular, em alguns casos, pode ser um dos sintomas de transtorno na ovulação. O mais frequente é a chamada síndrome do ovário policístico. Trata-se de uma alteração hormonal que produz o aparecimento de cistos nos ovários e que, além de ciclos menstruais irregulares ou períodos ausentes, se manifesta também com sintomas como o aumento de pelo corporal, diminuição do tamanho das mamas, aumento do clítoris, mudanças na pele, etc.

    Imagem: endometriosismexico.com

  5. Quando ocorrem variações ou desequilíbrios hormonais próprios, por exemplo, de etapas como a adolescência ou a pré-menopausa, é frequente que nosso período menstrual apresente irregularidades.

  6. Além disso, outros problemas de saúde como a diabetes ou os relacionados com o mau funcionamento da tiroide podem causar o aparecimento de períodos menstruais irregulares.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são as causas da menstruação irregular , recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são as causas da menstruação irregular :


10 comentários


16-07-2015 disse:
Olá,minha mestruação e irregular e não consigo engravidar faço sexo sem camisinha,minha mestruação passa de 6meses sem vim. O que faço??
10-07-2015 disse:
Boa tarde, desde da primeira menstruação que ocorreu com os meus 14 anos, o meu ciclo nunca foi regular, só passou a ser regular quando eu comecei a tomar anticoncepcional, mas se eu paro de tomar o ciclo volta a ficar desregular novamente.] Hoje eu tenho 25 anos. Gostaria de saber porque isso acontece comigo? obrigada. Elissandra.
14-07-2015 disse:
Oi Elissandra, o fato do seu ciclo não ser regular não significa que se passe algo de errado consigo. É mesmo assim, algumas pessoas apresentam ciclos regulares e outras irregulares e, no caso destas últimas tomar a pílula ajuda a regular o ciclo.
27-05-2015 disse:
ola! tenho 29 anos e preciso fazer ensiminação in vitro . meu marido que tem os espermas bons reduzidos; porem minha menstruação começou a desregular tenho de fazer um exame 19 a 23 dias depois do ciclo mas não menstruo faz 3 meses; já fiz ultra não tenho nada de errado ; o que será que que está causando esse descontrole???
02-04-2015 disse:
Esse mês minha menstruação veio 13 dias antes do dia,mais começou com uma borra marrom e depois de dois dias veio só sangue,eu fiz um tratamento com antibióticos esse mês isso pode ter descontrolado meu ciclo?
28-02-2015 disse:
oi eu tenho ovario policisto e meu medico falou que eu engravido, mas ja faz 10 anos de casada e nada cera que eu tenho , algum problema serio ja fiz varios exames mas nao da nada, a nao ser os cistos. eu ainda falto fazer o exame das trompas pra ver se minhas trompas e emtupidas , mas minha mestruacao vem td mes
03-03-2015 disse:
Oi Michele, a sua dificuldade em engravidar muito provavelmente está relacionada com os ovários policísticos. Quem tem ovários policísticos, tem normalmente dificuldade em engravidar devido à falta de ovulação. No entanto, existem alguns medicamentos que podem ser utilizados por quem sofre de ovários policísticos e deseja engravidar. Deverá se informar junto do seu médico.
26-12-2014 disse:
ola! Minha filha tem 12 anos ela menstruou pela primeira veis mes passado e agr o segundo mes dela a menstruaçao nao veio e normal ?
30-12-2014 disse:
Olá Lourdes, é normal que no início a menstruação não seja regular. Aguarde mais um tempo e, se não vier então aí consulte um médico. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
27-11-2014 disse:
Olá , tenho 15 anos , e eu realmente não sei o dia que minha menstruação vem.Ela simplismente ,esse mês ela não apareceu ainda pq tem mêses que ela não vem ,e quando vem ,vem muito..To muito procupada
28-11-2014 disse:
Olá Stefane, o melhor no seu caso é consultar um ginecologista para que a examine e determine se tudo está bem. Mas fique tranquila, a menstruação irregular pode ser apenas devido a estresse, ansiedade ou problemas emocionais. Nessas situações, uma boa solução é tomar uma pílula para regular o seu ciclo. Muito obrigada por comentar e continue seguindo as nossas novidades! ;)
22-10-2014 disse:
olá boa tarde!!!minha tem 12 anos faz 2 meses que ela começou a menstruar e ta descendo muito é normal na idade dela eu preciso leva-la ao medico?ela está nervosa por que nunca viu tanto sangue na vida dela.
14-04-2015 disse:
Nenhum cuidado é pouco ,mas acho que para idade dela não é necessário. Quando fiquei mestruada pela primeira vez fiquei bem nervosa tb. No início (os 6 primeiros ciclos ,vinha muito sangue que durava 7 dias e as vezes eu ficava meio tonta .. Acalme ela ,pois a quantidade de sangue não influencia na idade ,depois de um tempo ela vai se acostumar ... A única ppreocupação são os efeitos colaterais (tontura,enjôo, cansado ,etc) se forem constantes ,é melhor fazer um exame de sangue para ver as taxas ,pois a perda de sangue pode influenciar ...
22-09-2014 disse:
minha mestruacao nao desse normal no maximo 3 dia e atrasa 4 dia pra vi e normal
08-07-2014 disse:
EXISTEM TRATAMENT0S PARA QUEM TEM 0VARI0S P0LICISTIC0S
11-07-2014 disse:
Olá Elisabete, você pode ver nesse link o tratamento para os ovários policísticos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-os-ovarios-policisticos-3023.html Obrigada pelo comentário e boa sorte!
Vídeos em destaque
Jardim Secreto - Livro para Colorir Aprender a Desenhar Passo a Passo Técnicas para Cortar e Descascar Fruta DIY