Quais são as causas da menstruação irregular


Quais são as causas da menstruação irregular

São poucas as mulheres que têm um ciclo menstrual regular de 28 dias, já que geralmente há oscilações entre os 21 e 35 dias. Agora quando o ciclo menstrual é inferior ou superior a este intervalo considera-se que o período é irregular e é importante, então, visitar o ginecologista para tratar do caso e averiguar o porquê dessas alterações. Para conhecer mais detalhes, neste artigo de umComo.com.br contamos-lhe quais são as causas da menstruação irregular e os fatores que devemos ter em conta em todo momento.

Imagem: forumclinic.org

Instruções
  1. Passo 1 de 6 - <p>Em primeiro lugar, devemos saber que <strong>a menstrua&ccedil;&atilde;o se define como irregular</strong> quando se d&atilde;o alguns dos seguintes casos:</p><p>- Os intervalos entre as menstrua&ccedil;&otilde;es variam muito de um ciclo para outro.</p><p>- Quando os ciclos s&atilde;o muito curtos, isto &eacute;, quando a menstrua&ccedil;&atilde;o ocorre em intervalos de 21 dias ou menos. Esta altera&ccedil;&atilde;o &eacute; conhecida como polimenorreia.</p><p>- Os ciclos menstruais s&atilde;o muito longos, isto &eacute;, quando a menstrua&ccedil;&atilde;o ocorre em intervalos superiores a 35 dias, e &eacute; conhecida como oligomenorreia.</p><p>- A aus&ecirc;ncia de regra de maneira prolongada (amenorreia) e sua causa n&atilde;o &eacute; a gravidez.</p><p>Perante qualquer dessas altera&ccedil;&otilde;es menstruais, <strong>visite seu ginecologista</strong> para realizar uma consulta m&eacute;dica. Vejamos, a seguir, quais podem ser as causas da menstrua&ccedil;&atilde;o irregular.</p>

    Em primeiro lugar, devemos saber que a menstruação se define como irregular quando se dão alguns dos seguintes casos:

    - Os intervalos entre as menstruações variam muito de um ciclo para outro.

    - Quando os ciclos são muito curtos, isto é, quando a menstruação ocorre em intervalos de 21 dias ou menos. Esta alteração é conhecida como polimenorreia.

    - Os ciclos menstruais são muito longos, isto é, quando a menstruação ocorre em intervalos superiores a 35 dias, e é conhecida como oligomenorreia.

    - A ausência de regra de maneira prolongada (amenorreia) e sua causa não é a gravidez.

    Perante qualquer dessas alterações menstruais, visite seu ginecologista para realizar uma consulta médica. Vejamos, a seguir, quais podem ser as causas da menstruação irregular.

  2. Uma das causas mais comuns dos períodos menstruais irregulares é a que está relacionada com o estresse, a ansiedade ou problemas emocionais. Um excesso de estresse físico ou emocional pode influenciar na menstruação, originando ciclos irregulares e inclusive sua ausência transitória.

  3. As desordens alimentares como a anorexia, a bulimia ou qualquer uma que acarrete uma grande perda ou aumento de peso e um transtorno hormonal pode ocasionar a menstruação irregular e inclusive levar ao desaparecimento do período.

  4. Passo 4 de 6 - <p>A menstrua&ccedil;&atilde;o irregular, em alguns casos, pode ser um dos sintomas de <strong>transtorno na ovula&ccedil;&atilde;o</strong>. O mais frequente &eacute; a chamada <a href="http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-os-ovarios-policisticos-3023.html"><strong>s&iacute;ndrome do ov&aacute;rio polic&iacute;stico</strong></a>. Trata-se de uma altera&ccedil;&atilde;o hormonal que produz o aparecimento de cistos nos ov&aacute;rios e que, al&eacute;m de ciclos menstruais irregulares ou per&iacute;odos ausentes, se manifesta tamb&eacute;m com sintomas como o aumento de pelo corporal, diminui&ccedil;&atilde;o do tamanho das mamas, aumento do cl&iacute;toris, mudan&ccedil;as na pele, etc.</p><p>Imagem: endometriosismexico.com</p>

    A menstruação irregular, em alguns casos, pode ser um dos sintomas de transtorno na ovulação. O mais frequente é a chamada síndrome do ovário policístico. Trata-se de uma alteração hormonal que produz o aparecimento de cistos nos ovários e que, além de ciclos menstruais irregulares ou períodos ausentes, se manifesta também com sintomas como o aumento de pelo corporal, diminuição do tamanho das mamas, aumento do clítoris, mudanças na pele, etc.

    Imagem: endometriosismexico.com

  5. Quando ocorrem variações ou desequilíbrios hormonais próprios, por exemplo, de etapas como a adolescência ou a pré-menopausa, é frequente que nosso período menstrual apresente irregularidades.

  6. Além disso, outros problemas de saúde como a diabetes ou os relacionados com o mau funcionamento da tiroide podem causar o aparecimento de períodos menstruais irregulares.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são as causas da menstruação irregular , recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são as causas da menstruação irregular :


                

1 comentário


08-07-2014 ELISABETE FELIX disse:
EXISTEM TRATAMENT0S PARA QUEM TEM 0VARI0S P0LICISTIC0S
11-07-2014 Sara Viega disse:
Olá Elisabete, você pode ver nesse link o tratamento para os ovários policísticos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-os-ovarios-policisticos-3023.html Obrigada pelo comentário e boa sorte!
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Magia revelada Desenhos dos Minions Experiências