A libido nas mulheres

Quais são as causas da inflamação do clitóris

Quais são as causas da inflamação do clitóris

Manter a saúde íntima em dia é fundamental para que as mulheres possam desfrutar da sua vida sexual ao máximo. O clitóris é a região da vulva com mais terminações nervosas, portanto uma boa e adequada estimulação é fundamental para atingir o orgasmo. Muitas mulheres ficam alarmadas quando sentem o clitóris inflamado e dolorido, por se tratar de uma zona muito sensível e delicada. Além disso, complicações no clitóris podem dificultar o prazer feminino na cama. Se você tem sentido dores nesta área e se pergunta sobre o motivo, neste artigo do umCOMO explicamos quais são as possíveis causas da inflamação do clitóris e em que momento é conveniente consultar seu ginecologista.

Também lhe pode interessar: Como combater a secura vaginal

Índice

  1. Clitóris inchado
  2. Clitóris inflamado
  3. Dor no clitóris
  4. Diagnóstico para clítoris inchado
  5. Clitóris inchado: como prevenir

Clitóris inchado

O clitóris é uma importante zona erógena feminina, e durante a excitação esta área expande seu tamanho porque se enche de sangue como uma reação à situação que gera a excitação sexual - o que é conhecido popularmente como "grelo inchado". Por isso, se tem notado que seu clitóris se inflama sempre que se excita ou imediatamente após a masturbação ou contato sexual, é completamente normal e não se trata de uma situação que deve gerar alarme ou preocupação.

Uma das razões mais frequentes do clitoris inchado ou inflamação prolongada é o contato sexual excessivo ou muito forte, que faz com que essa zona fique extremamente sensível e um pouco mais inchada que o normal devido à irrigação sanguínea e o roçar direto. Nesses casos recomenda-se suspender a atividade sexual até que o desconforto passe. Do mesmo modo é recomendável controlar sobretudo a força aplicada durante o atrito e a penetração.

Lubrificação

Por se tratar de uma região muito sensível, você deve ou seu/sua parceiro(a) devem ser cuidadosos na hora de manusear o clitóris. Antes de se masturbar ou deixar que alguém lhe masturbe, verifique se você já está adequadamente lubrificada - isso irá ajudar a reduzir o atrito e deixar o clítoris inchado. Você também pode utilizar um gel lubrificante, facilmente disponível em farmácias. Veja também nosso artigo sobre como combater a secura vaginal.

Masturbação

A masturbação não irá apresentar nenhuma complicação posterior se for realizada corretamente. Para isso, além de uma boa lubrificação você pode dispor de técnicas especiais que farão não só que atinja o orgasmo mais rápido, como também irão evitar o clitóris dolorido. Confira algumas dessas dicas no artigo sobre Masturbação feminina: 8 passos para chegar ao prazer.

Clitóris inflamado

De acordo com artigo publicado na revista científica Family Practice Notebook[1], Alguns tipos de infecções vaginais podem deixar o clitóris inflamado, nesses casos notaremos que a zona está inchada e sensível sem explicação aparente. Outros sintomas como a coceira nesta área e na vagina e às vezes o ardor, são sinais de uma infecção.

Clitóris inflamado por candidíase

O mais recomendável é visitar seu ginecologista para uma revisão e para receber o tratamento adequado. No entanto, de acordo com artigo publicado em revista especializada[2], a causa mais comum de clitóris inflamado e coceira no clitóris é uma infecção pelo fungo Candida albicans - a famosa candidíase. Felizmente, essa doença pode ser facilmente tratada com o uso de antifúngicos orais (compridos) e tópicos (pomadas). Confira outras recomendações em nosso artigo como curar a candidíase vaginal.

Alergias

Dermatites de contato e alergias também podem desencadear uma coceira que resulta no clítoris inflamado. Se você suspeita dessa causa, o mais importante é suspender o elemento suspeito da alergia imediatamente e higienizar a região apenas com água corrente. Depilação, higiene inadequada, látex de preservativos ou sabonetes especiais são alguns dos agentes que podem desencadear alergias em algumas pessoas.

Dor no clitóris

É importante lembrar que o clítoris é uma zona sensível que deve ser estimulada com muito cuidado, seja durante a masturbação ou o sexo. A estimulação violenta pode causar inflamação e dores na região - confira nosso artigo como estimular o clitóris para fazê-lo corretamente.

Dor no clítoris após transar

Se depois ou durante seus encontros sexuais você sofre dor no clitóris - além da típica inflamação - é recomendável visitar seu ginecologista para uma consulta. Além disso, se a inflamação do clitóris persiste por mais de cinco dias ou uma semana, também é recomendável visitar um especialista.

Dor no clítoris ao urinar

A sensação do clítoris inflamado ao urinar costuma estar relacionada com a infecção urinária ou cistite. Além da dor, a vontade de fazer xixi frequentemente e um cheiro forte da urina podem ser outros sintomas. Entenda as causas no post sobre a frequência da infecção urinária e consulte um médico.

Vulvodínia

Apesar de o termo se referir à uma inflamação da vulva, nessa condição a dor pode irradiar, dando a sensação de clítoris inflamado. Dentre os sintomas também se cita a dor no clítoris ao urinar, durante as relações sexuais e dificuldade para urinar.

Diagnóstico para clítoris inchado

Se foi constatado que a dor no clítoris não é passageira, consequente de uma fricção ou algo do tipo, a consulta médica ginecológica é obrigatória. Nesta avaliação, possivelmente será feito um exame da região para descartar a presença de lesões e feridas e coleta de urina para verificação do pH. Uma vez que a causa seja diagnosticada, o tratamento mais adequado será prescrito, podendo ser à base de antibióticos, anti-inflamatórios, pomadas, banhos de assento e até anestésicos locais.

Clitóris inchado: como prevenir

O fundamental para prevenir dores, inflamações e coceira no clitóris é ter cuidado ao manusear a região. É importante que você ou seu/sua parceiro(a) estejam sempre com as mãos limpas e unhas aparadas (a região debaixo das unhas é um paraíso para fungos e bactérias). Você também deve estar adequadamente lubrificada e avisar seu/sua parceiro(a) quando sentir algum tipo de dor. Comunicação é a chave de tudo!

Roupas íntimas de algodão também podem evitar certas infecções e manter a flora vaginal em equilíbrio.

Outra preocupação referente à região íntima é que muitas mulheres também acreditam ter um clitóris excessivamente grande - ou "grelo grande". É preciso ter em conta de que, na sociedade machista em que vivemos, há uma ditadura da beleza até para nossas partes íntimas. Se esse é o seu caso, é bem provável que seu clitóris tenha um tamanho normal - no entanto, ouvir a opinião de um ginecologista poderá tranquilizá-la.

Quer uma prova de que existem diferentes tipos de vagina? É só dar uma lida no artigo sobre 5 tipos de vagina e como cada uma afeta as relações sexuais

Consulte o seu ginecologista

Falando nisso, realizar consultas periódicas ao ginecologista é muito importante para manter a saúde da sua região sexual. Tente consultar-se pelo menos uma vez ao ano ou sempre que sentir algo estranho nos seios, vulva ou vagina. Cuide-se sempre!

Leitura complementar: É normal ter o clitóris grande?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da inflamação do clitóris, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Referências
  1. HUFFMAN, John W. Office gynecology: some facts about the clitoris. Postgraduate medicine, v. 60, n. 5, p. 245-247, 1976. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00325481.1976.11714493/>. Acesso em 25 de setembro de 2018.
  2. HELLER, Debra S. Lesions of the clitoris: a review. Journal of lower genital tract disease, v. 19, n. 1, p. 68-75, 2015. Disponível em: <https://journals.lww.com/jlgtd/Abstract/2015/01000/Lesions_of_the_Clitoris___A_Review.11.aspx/>. Acesso em 25 de setembro de 2018.
Bibliografia
  • PEREIRA, Martim. OnSalus. Dor no clitóris ao urinar: causas. Disponível em: <https://onsalus.com.br/dor-no-clitoris-ao-urinar-causas-769.html/>. Acesso em 11 de fevereiro de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
39 comentários
A sua avaliação:
Cleize dos santos silva
Meu clitores ta Enchado e com umas bolinha no lado ta doendo de mais oque faço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Cleize, neste caso é importante que você consulte um médico especialista que poderá te dar o diagnóstico correto. A equipe do umCOMO deseja melhoras! Um abraço.
A sua avaliação:
Sirlei Rodrigues
Estou com uma dor no clitóris e parece ter um caroço duro onde dói, tá um pouco inchado o que poderia ser
A sua avaliação:
Maria José santos
Estou com dor clitores tá achado e duro oque pode ser ?
A sua avaliação:
Jeronimo jose Ndondi
Qual é a causa?
E porque a comichão?
A sua avaliação:
Ana dos Santos
Estou com uma feridinha no meu clitoris o que será como devo tratar .Tem alguma pomada que posso mim indicar?
juliana rodrigues
estou com dores no clitores e dor no lado esquerdo da vagina como diz as beiradas.. e uma dor q incomoda e esta sencivel. estou usando pomada vaginal e tomei um remediobpra matar as bacterias. para parar a dor oq faco ne me depilar eu consigo obrigada
Maria regina
Estou com dor inchaço na lateral do meu critorio nos lábios como se tivesse ferido .to usando pomada a 2 dias e também tomei ante flamatorio mais continua incomodando o que eu fasso
Cláudia
Acordei com ardencia na vagina, fiquei a coçar e me excitei acabei por me mastrubar, só que depois os meus labios e clitores ficaram inflamados e arder muito, lavei com água mergulhada em alho e diminui a ardencia! Podem me ajudar em um bom tratamento caseiro? Por favor estou aflita.
Alessandra
OlaAmanheci Com O Clitóris Avermelhado e Coça Mt , Nn Arde. Nn Tá Mt inchado e Qnd eu Vou Lavar Dói , Eu To Grávida , Será q Pdc dá Gravidez?
A sua avaliação:
Regina
Estou com sensação de quando faço xixi ,esta inchado e depois fica muito incimodo ,e parece estar mais inchado
Jeronimo Jose Ndondi
bem encotra partida a minha mulher também tem o mesmo que vc tinha, e não sei qual foi a causa
nice
boa tarde!
ultimamente o meu clitoris ele esta bem inchado e arder só na hora da relação sexual tive uma infeção vaginal, poderia ser esta causa do meu clitoris.
Editor umComo.com.br
Oi Nice! Alguns tipos de infecções vaginais podem produzir também a inflamação do clítoris, nesses casos notaremos que a zona está inchada e sensível sem explicação aparente. Outros sintomas como a coceira nesta área e na vagina e às vezes o ardor, são sinais de uma infecção. O mais recomendável, se nunca antes pensou nisso, é visitar seu ginecologista para uma revisão e para receber o tratamento adequado. Se já sofreu de infecções vaginais antes, então pode aplicar o mesmo tratamento que usou no passado para tratá-la.
A sua avaliação:
susana
Gostaria de saber se posso tomar remédios sem ir ao ginecologista, ou até que melhore esse desconforto de ardência e clitoris inchados, pois está bem sensível
Vivi SouZa
Olá eu qria saber o q pode ser feito ou passar para diminuir a ardência no clitóris inchado
gerlane
Eu percebi q eu tenho isso e doença grave
Ma
Ola, td bm? spero q sim, a dias reparei que tenho clítoris vermelho e inflamado ta sair uma coisa branca, tinha candidíase na região inguinal e fiz tratamento será que aquilo que passou pra clítoris e o que pode fazer mais tarde me ajude stou muito preocupada bjxx.
Carina cardoso
Olá faz 2 dias k reparei k está saindo uma coisa branca do meu clitóris oq seria isso tive uma infecção de uria faz uma semana será k tem alguma coisa em haver
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carina! Se você está tendo um corrimento branco, saiba as causas desse corrimento neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/causas-do-corrimento-branco-4992.html
Isa
Essa matéria respondeu a todas as minhas perguntas kkkkk eu estava preocupada, agora sei que o inchaço é só por causa das masturbações muito frequentes e fortes kkkkk
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Isa! Que bom saber que a matéria esclareceu as suas dúvidas. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Lari
Eu fiquei com um carinha , ele merdeu ou chupou meu clitóris mt forte, durante o sexo oral eu senti alguns desconfortos como ele sugando mt mt e ate ardeu, enfim ele se empolgou, e eu preferi ficar quieta. .. Quando Cheguei em casa e conforme eu faço xixi estava ardendo , acho que foi por conta de ter machucado um pouco durante o sexo, olhei com um espelho e ta bem vermelho de um lado só, e nao consegui indentificar se é bem no clitóris parece q foi na lateral , mas envolta do clitóris e parece ter arranhado um pouco, isso pode gerar uma infeção? Sera que posso de passar algo pra aliviar ou cicatrizar logo, so consegui marcar meu ginicologista pro meio de Dezembro , tenho algo que eu possa fazer agora?
Michelle
Aconteceu a mesma coisa comigo, um lábio da vagina tá maior q o outro. Acredito q colocando gelo melhora.
Andreia Alves
Oka bom dia estou mestruada, e estou sentindo um grande desconforto na vagina !umas pontadas muito forte ,uque pode ser ?? E também meu clitóris ta inchado e vermelho e arde muito ! Fis o preventivo a menos de dois meses e a medica falou que estar tudo bem !! Mas aparceu isso,Devo me preocupa??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia, se você está tendo esses desconfortos, o melhor é ir à sua médico novamente para ver do que se trata.
Nathalia katrine
Olá, tenho 16 anos,e venho sentindo uma dor ,um ador,e uma costeira horrível. E um lado apenas está muito inchado. Não consigo achar uma posição confortável pra ficar,por que sempre doi ,choro o dia todo. Tou preocupada,já faz três dias assim. Me ajudem.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nathalia, você tem de ir mesmo ao médico ou ginecologista para ser observada.
lais
Olá , tenho 14 anos e sou virgim , minha vagina está coçando muito ... ela parace tá enflamada , isso é pra mim se preocupa ou realmente isso é normal ? O que devo fazer ? Não tenho tempo de ir ao médico , e msm importante ir ao ginecologista ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lais, se você está sentindo coceira em excesso na vagina e outros desconfortos, o melhor é você ir ao médico ou ginecologista para ver se tudo está bem.
Quais são as causas da inflamação do clitóris