A pílula do dia seguinte

Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
Imagem: cleofas.com.br

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e não dever ser usado com frequência, uma vez que pode trazer efeitos colaterais para a mulher. Porém são ainda muitas as mulheres que têm relações sexuais desprotegidas e que recorrem à pílula do dia seguinte com frequência para evitar uma gravidez indesejada. É importante referir que este método contraceptivo é de emergência, devendo ser por isso usado de forma ocasional. Para esclarecer as suas dúvidas, em umComo explicamos para você quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte.

Índice

  1. Como tomar a pílula do dia seguinte
  2. Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
  3. A pílula do dia seguinte pode falhar?
  4. Tomei pílula do dia seguinte, quando vou menstruar?

Como tomar a pílula do dia seguinte

Existem dois tipos de pílula do dia seguinte, uma que contém apenas um comprimido e outra que contém dois comprimidos. Ambas as pílulas do dia seguinte são iguais porque contêm a mesma dosagem de hormônios.

Para quem comprar a pílula do dia seguinte com apenas um comprimido, deverá tomá-lo até 72 horas (3 dias) após a relação sexual. No caso da pílula que vem com dois comprimidos, deverá tomar um logo após o coito e o outro após 12 horas. Apesar da pílula com um comprimido poder ser tomada até 72 horas após o ato sexual, convém tomar o quanto antes para aumentar a eficácia do método contraceptivo de emergência.

Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte - Como tomar a pílula do dia seguinte
Imagem: tododiabeleza.com.br

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte pode causar efeitos colaterais na mulher, mesmo que a use de forma ocasional. Sendo assim, os efeitos colaterais que a pílula do dia seguinte pode causar são os seguintes:

  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor de cabeça e na região abdominal;
  • Fadiga;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Tonturas.

Para além disso, a pílula do dia seguinte também pode desregular a menstruação, atrasando ou adiantando. Uma alteração no fluxo normal da mulher também pode ocorrer. Tudo isto faz com que fique impossível calcular o seu período fértil e o dia da sua menstruação, pelo que deverá usar camisinha nas próximas relações sexuais.

A pílula do dia seguinte pode falhar?

Sim, a pílula do dia seguinte pode falhar especialmente se não for tomada até 72 horas após o ato sexual desprotegido, se a mulher estiver tomando antibióticos ou outros remédios que diminuam a eficácia da pílula ou se a mulher tiver vômitos ou diarreia intensa após duas horas de tomar a pílula. Se já é a segunda vez seguida que está tomando a pílula do dia seguinte, principalmente se for no mesmo mês, isso também é um fator que aumenta as chances da pílula falhar. Como já referimos no início, a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e por isso pode falhar.

Tomei pílula do dia seguinte, quando vou menstruar?

Uma vez que tenha tomado a pílula do dia seguinte, a menstruação deverá vir após alguns dias depois do uso da pílula. Dependendo do momento do ciclo menstrual em que tenha tomado a pílula, a menstruação pode demorar mais a descer, por isso não entre logo em desespero. No entanto, se após 3/4 semanas depois de ter tomado a pílula do dia seguinte a menstruação não descer é recomendável fazer um teste de gravidez para verificar se houve falha da pílula.

Leitura complementar: O que corta o efeito da pílula do dia seguinte - LISTA

Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte - Tomei pílula do dia seguinte, quando vou menstruar?
Imagem: mayoclinic.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
ABOliver
Tomei a pílula dia 17 de abril e até o dia de hj, 11 de maio minha menstruação não veio. Tomei a pílula 2 horas após o ocorrido (a camisinha estourou), posso estar grávida? ou eh somente atraso mesmo? Grata
luzynete
estou muita assustada ,por favor me ajude tomei 5 pílulas em só mês ,mestruei duas vez no mês ,estou com muito medo de está grávida ,por favor fale um pouco mais sobre tomar a pílulas em excesso.
Rita de cassia dos Santos
Muito legal gostei
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rita, que bom saber que as informações foram úteis para você!
Imagem: cleofas.com.br
Imagem: tododiabeleza.com.br
Imagem: mayoclinic.org
1 de 3
Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte