PARTILHAR

Posso ter sexo com infecção urinária?

Posso ter sexo com infecção urinária?
Imagem: familiaysalud.es

As infecções urinárias são uma condição muito frequente, especialmente no caso das mulheres, que pode ser bastante incômoda e dolorosa. Os hábitos de higiene íntima serão fundamentais na hora de prevenir e tratar este tipo de infecção, bem como também influencia nas relações sexuais. Se está se perguntando se pode fazer sexo com infecção urinária ou cistite, este é o lugar indicado, porque neste artigo de umComo damos a resposta.

Também lhe pode interessar: Posso fazer sexo com cistite?

As infecções urinárias

Em primeiro lugar, é necessário conhecer os sintomas da infecção urinária e saber que podem ser dolorosos ou, no mínimo, incômodos. Deste modo, este tipo de infecção caracteriza-se por sintomas como:

  • Necessidade de urinar frequentemente;
  • Coceira na uretra ao urinar;
  • irritação vaginal e vermelhidão;
  • Dor ao urinar e manter relações sexuais;
  • Variação na cor e cheiro da urina;
  • Náuseas e vômitos.

Destaca-se que as infecções urinárias são mais comuns nas mulheres por ter uma uretra mais curta e estar mais próxima do ânus, de modo que as bactérias podem ingressar mais facilmente. Assim é comum contrair infecção urinária após ter relações sexuais, por isso é necessário ter em conta como evitar as infecções de urina.

Relações sexuais com infecção urinária

Tal como dissemos, as infecções urinárias são causadas por bactérias, como o E-coli, que aderem às paredes do sistema urinário. Por isso, e contrariamente ao que poderia ser pensado em primeiro lugar, a infecção urinária não se transmite por via sexual. E através do coito, o homem não transmite a bactéria à mulher nem o inverso, mas facilita a infecção pela compressão da uretra e favorece a entrada de bactérias.

Desta forma, as infecções urinárias não são consideradas uma doença de transmissão sexual (DST), mas de fato, o ato sexual pode propiciar o seu aparecimento. Assim é necessário ter em conta que alguns sintomas desta condição são dolorosos e o coito pode aumentar a dor, por isso, as relações sexuais não costumam ser prazerosos nos casos de infecção urinária. Deste modo, recomenda-se tratar a infecção e esperar que tenha desaparecido por completo para retomar à atividade sexual habitual.

Sugestão: Por que sempre tenho infecção urinária?

Infecções urinárias recorrentes

Ainda que este tipo de condição no trato urinário seja comum, sobretudo entre as mulheres, caso sofra de infecção urinária de forma muito recorrente, será necessário que visite seu ginecologista ou urologista para que possa determinar as causas e a origem das infecções.

Também recomendamos que você consulte nossa informação relativa a:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso ter sexo com infecção urinária?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Lúcia
Me machuquei na relação sexual, e não tive dor e logo dois dias depois fiquei com infecção urinária. Você acha tem alguma relação? A não ser de usar absorvente e ter potencializado a proliferação das bactérias.
Michelly patricia
Tenho infecção urinário posso ter relação sexual.
Jessica Lisboa
Ter relação sexual , e depois ter sangramento ,e sair borra , pode ser gravidez ou infecção? Mesmo tomando anticepcional.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jessica! Se você está tomando o anticoncepcional, então não deve ser gravidez. Neste artigo poderá encontrar as causas do sangramento após a relação sexual: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/porque-sangro-depois-de-ter-relacoes-sexuais-11648.html
Posso ter sexo com infecção urinária?
Imagem: familiaysalud.es
Posso ter sexo com infecção urinária?

Voltar ao topo da página ↑