As relações de amizade

Por que as mulheres se apaixonam por seu melhor amigo?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que as mulheres se apaixonam por seu melhor amigo?

Experimentar essa sensação de profunda atração e até de paixão para com nosso melhor amigo, é uma situação bastante habitual entre as mulheres. À volta deste tema fizeram-se filmes e escreveram-se uma infinidade de livros e canções. Mas por que as mulheres se apaixonam por seu melhor amigo? Que elementos levam a que, de repente, seja detonada a paixão e a atração? Em umComo.com.br explicamos mais a respeito deste interessante tema.

Passos a seguir:
1

Há anos que vocês se conhecem, compartilharam uma infinidade de histórias e seu nível de intimidade é tal que não teme contar nada a ele. Você se sente completa e à vontade em sua companhia, mas de repente, um dia, e depois de ficar solteira de repente, você descobre que o homem de sua vida não está solto por aí, mas aí bem perto de você...é seu melhor amigo!

O que acontece conosco, e que nos leva a este cenário? Muitas mulheres questionam-se como é possível passar de sentir essa pessoa como um grande amigo durante anos, a de repente começar a vê-lo como um homem, um potencial parceiro. Os especialistas oferecem respostas a esta dúvida.

2

Podem existir diversos detonantes que impulsionam esta situação. Um deles é o que nos faz mudar de opinião a respeito de nosso amigo, por exemplo quando descobrimos que pode ser atraente e inclusive um tipo ideal para alguma mulher. Quando nosso melhor amigo começa a sair com uma garota, e começamos a sentir um deslocamento ou descobrimos esse lado masculino que tem e que ignorávamos, começamos a perguntar-nos o que haverá ali que desconhecemos.

Isto somado ao fato da intimidade compartilhada faz com que nossa opinião a respeito dele comece a mudar, o que pode levar à atração. A mesma coisa acontece quando você descobre que tem mil coisas em comum com um garoto para o qual jamais tinha olhado, ou que esse homem que conheceu em um bar não é tão bonito, mas é surpreendentemente inteligente. Nossos sensores são ativados perante estas situações.

3

Há situações que também nos podem levar a começar a ver esse amigo tão próximo como um potencial parceiro, e que têm a ver com a intimidade compartilhada e a solidão. Quando passamos tanto tempo com uma pessoa que se torna nosso cúmplice, e em paralelo levamos algum tempo sem parceiro, existe a tendência a imaginar como seria uma relação com essa pessoa.

A ideia pode produzir-nos rejeição imediata, o que faz com que jamais voltemos a pensar nisso, ou pode nos gerar certo agrado, um "por que não?". Neste momento é quando se pode iniciar uma atração por nosso melhor amigo que pode conduzir com o tempo a uma paixão.

4

Adicionalmente, as mulheres a nível afetivo e para ligarem-se verdadeiramente a um homem, precisam criar laços baseados na comunicação e no compartilhamento, por isso uma relação de amigos pode transformar-se facilmente em algo mais, uma vez que foi criada uma boa base emocional.

5

E perante a pergunta de se devemos abandonar ou não a "zona de amigos" e declarar o que sentimos, a resposta é depende. Há diferentes tipos de amizade, além disso, influencia muito se esse amigo está comprometido com outra pessoa ou não, se o que sentimos é um capricho passageiro, um desejo impulsionado pela solidão, ou se é um sentimento real, etc. Cada caso é pessoal, por isso antes de dar o passo pense para não fazer algo que depois se possa arrepender.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as mulheres se apaixonam por seu melhor amigo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que as mulheres se apaixonam por seu melhor amigo?