Aprender e falar português

O que é reciprocidade

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é reciprocidade

A vida em sociedade pressupõe que sejamos capazes de aceitar opiniões díspares da nossa, religiões contrárias à nossa, e que consigamos partilhar valores culturais diferentes e ao mesmo tempo comuns. As relações pessoais são a base dessa estrutura de vida em sociedade, desde a forma como tratamos o rapaz do supermercado à senhora da lavandaria. Existe até um conceito moralista na Bíblia que fala: ama e respeita o próximo como a ti mesmo. E informalmente temos aquela frase que diz: não faça aos outros o que não quer que lhe façam a si. Ambas estas frases de sabedoria popular estão impregnadas de um conceito muito básico mas que nem toda a gente conhece, o conceito de reciprocidade. Nesse artigo do umComo vamos explicar o que é reciprocidade.

Também lhe pode interessar: O que é semântica?

Significado de Reciprocidade

No dicionário a palavra reciprocidade significa mutualidade e vem do latim reciprocitas, é algo que é recíproco. E existe em várias culturas e sociedades, além disso é vista como algo que deve ser passado para as futuras gerações para uma convivência saudável.

A reciprocidade é a ligação entre duas palavras com significados opostos mas que mantêm um acordo mútuo entre si. O caso de vender/comprar. Num conceito informal significa dar e receber, nas relações de amor quando isso acontece chamamos de amor correspondido. Com ela somos capazes de retribuir os sentimentos que as pessoas nutrem por nós, se somos bem tratados também iremos tratar bem as pessoas.

O que é reciprocidade - Significado de Reciprocidade

Outros tipos de reciprocidade

Geralmente a reciprocidade é vista em contexto de solidariedade, amizade e hospitalidade. Como se baseia em comportamentos mútuos, se praticas o bem ficas à espera de receber o bem, um pouco como a ideia de Karma do conceito indiano. Se praticares o mal, o Universo responderá na mesma moeda.

A nível estatal também acontece isso, quando um Estado ou país ajuda outro, seja com meios militares, econômicos ou outro tipo de ajuda. Nesse caso quando esse Estado precisar, aquele que inicialmente foi ajudado irá ajudá-lo.

Na reciprocidade bancária, os bancos facilitam créditos e empréstimos e reduzem taxas aos clientes que utilizam os seus serviços e quem mantêm um saldo de conta saudável.

O que é reciprocidade - Outros tipos de reciprocidade

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é reciprocidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é reciprocidade