Métodos contraceptivos para a mulher

Como usar um diafragma

Como usar um diafragma
Imagem: mimatrona.com

O diafragma é um dos vários métodos anticoncepcionais que as mulheres podem contar nos dias de hoje. Tornou-se popular por ser um dos poucos anticonceptivos não hormonal, ideal para aquelas mulheres que por algum motivo não respondem adequadamente a outras alternativas como a pílula ou o adesivo. No entanto, para que o diafragma seja eficiente é importante saber utilizá-lo adequadamente, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como usar um diafragma.

Passos a seguir:

1

O diafragma é um método anticoncepcional não hormonal que, bem utilizado, ter cerca de 95% de sucesso. O mesmo deve ser complementado com o uso de espermicida para obter os melhores resultados.

2

Escolher o diafragma ideal para a sua vagina requer uma consulta ginecológica, pois será o seu médico quem deverá tirar as medidas da sua vagina para escolher o diafragma perfeito segundo a sua anatomia. Desta forma garantirá que o mesmo funciona de forma adequada.

3

Na consulta, o seu ginecologista explicará como colocar o diafragma de forma adequada para garantir a proteção que necessita, do mesmo modo aprenderá como tirá-lo. Se tiver alguma dúvida não se deve preocupar, pois o diafragma costuma vir acompanhado de instruções para que possa consultá-las quando desejar.

4

O diafragma deve usar-se cada vez que tenha relações sexuais para evitar uma gravidez indesejada. Pode colocá-lo antes do sexo ou até 6 horas antes do ato. Para retirá-lo deverá esperar entre 6 e 8 horas.

5

Antes de colocar o diafragma na vagina, deverá preenchê-lo de espermicida, para aumentar o seu efeito. O espermicida deve colocar-se na taça e também à volta do diafragma, como se vê na imagem. É importante não utilizar produtos como vaselina ou lubrificantes à base de óleo, que poderiam afetar o funcionamento do diafragma.

Como usar um diafragma - Passo 5
6

O diafragma pode inserir-se enquanto está deitada ou de pé com uma perna apoiada sobre qualquer superfície medianamente alta. Depois de ter preenchido o diafragma de espermicida, pode inseri-lo na sua vagina. Deve dobrar o diafragma como se vê na imagem para colocá-lo de uma forma mais cômoda e adequada.

Como usar um diafragma - Passo 6
7

Deve inserir o diafragma na sua vagina usando o dedo indicador para levá-lo até à parte interna do canal vaginal.

Como usar um diafragma - Passo 7
8

O diafragma tem que ficar bem colocado na parte interior do colo do útero para cumprir a função de evitar uma gravidez não desejada. Por isso, uma vez que o tenha colocado é importante certificar-se de que está na posição seguindo estes conselhos:

  • Ao inserir o seu dedo deverá ser capaz de sentir todo o seu canal vaginal, pois o diafragma deve tapar por completo o colo do útero e não ficar a meio do caminho.
  • Teste agachando-se, indo ao banho, saltando e tossindo forte. Em nenhuma destas atividades o diafragma deveria sair, se isso acontecer deverá colocá-lo novamente pois não ficou bem colocado.
  • O diafragma deve ficar colocado como a imagem indica.
Como usar um diafragma - Passo 8
9

O diafragma deve permanecer na vagina entre 6 e 8 horas depois do sexo. Mas se durante esse tempo voltar a ter outro encontro sexual, não se esqueça de colocar espermicida no diafragma usando o aplicador e sem o retirar da sua vagina.

10

Além disso, é importante não usar o diafragma por mais de 24 horas e evitar também os duches vaginais ou enemas durante o uso do diafragma.

11

Use o seu dedo indicar e o polegar para retirar o diafragma, cuidado para não o fazer com as unhas compridas ou poderia quebrar este método anticonceptivo. Depois de estar cá fora, deverá lavá-lo com água morna e sabonete íntimo, certificando-se que este não tem nenhuma perfuração.

Seque bem o diafragma com uma toalha suave e de seguida guarde-o na embalagem da forma como é indicado.

12

O diafragma pode durar entre um e dois anos, no entanto o seu ginecologista deverá anualmente analisar o diafragma e certificar-se de que se encontra em bom estado. O especialista indicará quando será o momento de o mudar.

13

Se suspeita que o seu diafragma se rompeu, se não lhe fica bem, se está danificado ou se causa desconforto como dor e dificuldade para urinar, irritação, comichão ou corrimento vaginal irregular, é importante consultar o seu ginecologista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um diafragma, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
cristina dias
bom dia estou com duvidas nao posso tomar a pilula pois na pausa que bem a menstruaçao normalmente vomito e tenho que ir para o hospital vou quinta feira meter o diu mas como faço limpezas e ando sempre de joelhos tenho receio o que me aconcelha? sera que posso por o autocolante? obrigada
Imagem: mimatrona.com
1 de 5
Como usar um diafragma