Saúde emocional

Como saber se sou emocionalmente dependente

Como saber se sou emocionalmente dependente

A dependência emocional é um problema muito sério que afeta a maneira como uma pessoa se relaciona no seu meio ambiente, não apenas com o seu parceiro - mas geralmente é o cenário mais comum e também com amigos e familiares. Querer não é mau, mas quando queremos em excesso e quando absorvemos demasiado o outro e não conseguimos fazer nada sem essa pessoa, começamos a ter uma experiência de amor de forma diferente. Então, como saber se é emocionalmente dependente? Em umComo.com.br ajudamos a esclarecê-lo.

Também lhe pode interessar: Como superar a dependência emocional

Índice

  1. De onde vem
  2. Sinais gerais
  3. Envolvem-se facilmente e intensamente
  4. Não faço nada sem o outro
  5. Problemas de casais
  6. A saída

De onde vem

As pessoas que sofrem de dependência emocional estabelecem relações de conflito e de natureza viciante no seu meio envolvente, devido a vários factores, entre os quais destaca-se o meio familiar problemático que produz nessa pessoa carências e necessidades de afeto exageradas. A extrema insegurança e a imaturidade emocional também desencadeiam este tipo de comportamentos.

Sinais gerais

Uma pessoa emocionalmente dependente só costuma mostrar sinais claros de um comportamento perturbador quando se relaciona no seu meio ambiente, em especial com os seus parceiros. Há uma necessidade de afeto excessiva, idealiza-se a outra pessoa como sendo perfeita, o que leva a uma atitude submissa em que se aceita qualquer tipo de humilhação. Há também um medo horrível de solidão e rejeição, pelo que preferem estar numa relação tempestuosa do que sozinhos.

Envolvem-se facilmente e intensamente

Uma das características mais claras de um dependente emocional é a sua grande necessidade de afeto, e por isso conseguem envolver-se rapidamente e de forma muito intensa com qualquer pessoa que manifeste interesse, o que faz com que as suas relações se convertam numa montanha russa de emoções. Conseguem idealizar de tal forma a outra pessoa ao ponto de apagarem as suas qualidades e atribuírem as imaginárias, por isso este tipo de pessoas geralmente vive prematuramente fases da sua relação, que pouco tempo depois de terminada a união ficam desolados.

Não faço nada sem o outro

Quem é emocionalmente dependente não vê claramente a linha que marca o início do seu espaço e o início do espaço da outra pessoa, para este tipo de pessoas está tudo misturado, por isso é difícil aceitar que o seu parceiro queira fazer atividades sozinho, esta situação gera uma enorme insegurança e desconforto. Tudo deve ser feito com a outra pessoa e, cai novamente no padrão de vida com muita intensidade na relação, estas pessoas não suportam a ideia de ficarem sozinhas e também não entendem o desejo da outra pessoa.

Problemas de casais

Há uma tendência nos dependentes emocionais para escolher parceiros com conflitos de todos os gêneros: vícios, problemas psicológicos ou comportamentais, pessoas com traumas ou com vidas muito dramáticas, isto vem da necessidade de se sentir útil e valorizado estendendo a mão a alguém que precisa da sua ajuda, de alguma forma "salvá-lo". O problema é que esta dupla transforma-se numa bomba relógio que leva inevitavelmente a uma relação conflituosa.

A saída

A dependência emocional é um problema sério que requer atenção e ajuda, se pretender ter uma vida mais estável. Este comportamento pode desencadear vários tipos de problemas de saúde tanto físicos como mentais, por isso é recomendável consultar um especialista o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou emocionalmente dependente, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos

  • É importante descobrir a origem dessa extrema necessidade de afeto e tentar superar o problema com a orientação de um especialista.
  • Não sinta vergonha em procurar ajuda, trata-se da sua estabilidade emocional e da sua felicidade, por isso quanto mais cedo der este passo melhor.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Govind Dulabh
Eu sou muito emocional,nao cosigo sair dessa.Desde meus 12 anos vivi trabalhando longe da familha,sem amor e carinho dos pais e dos irmaos.Aos 28 anos me casei porque ja nao conseguia viver sozinho.partir dai so'foi ela.Juntos trabalhamos,lutamos e vencemos no negocio de Super mercados.Durante 32 anos fomos ricos e famosos.Depois entrei em depressao,deixei de trabalhar.Minha mulher e 3 filhos continuaram com negocio e passado alguns 5 anos perdemos tudo.Fomos obrigados deixar o pais ha' 5 anos,agora vivemos na Inglatera.Ha' 3 anos vivo sozinho no lar do GOVERNO,Porque minha familha me abandonou-me.Vou fazer 65 anos em Abril. Sem familha esta' dificil de viver.Principalmente sem esposa.Nao cosigo esquecer e refazer a nova vida.Foram 39 anos anos juntos.
Como saber se sou emocionalmente dependente