Lidar com os sentimentos

Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional

Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional
Imagem: aztecanoticias.com.mx

A chantagem emocional, ou chantagem psicológica, é uma estratégia usada por pessoas próximas de si que, para obterem o que pretendem, manipulam os seus sentimentos, induzindo-lhe sentimentos de culpa, pena e remorsos que, na verdade, não deveriam existir.

É uma forma desleal de persuadir outra pessoa a agir de uma determinada forma, fazendo chantagem através dos seus sentimentos e emoções.

É muito importante saber identificar este tipo de comportamento e não se deixar corromper por ele. Em umComo.com.br explicamos-lhe como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional.

Também lhe pode interessar: Como lidar com um macho alfa

Índice

  1. Frases usuais de um chantagista emocional
  2. Choro
  3. Ameaças
  4. Identificar o chantagista
  5. Lidar com a situação

Frases usuais de um chantagista emocional

Os chantagistas emocionais são, normalmente, pessoas inteligentes que conhecem bem os pontos fracos de seus alvos. Por isso, recorrem muitas vezes a frases que consideram ser significativas para a outra pessoa, de forma a fazê-la sentir-se mal e adequar o seu comportamento ao que o chantagista pretende.

Você poderá ouvir frases como:

- "Como você tem coragem de fazer isso comigo?";

- "Eu não mereço isso...";

- "Depois de tudo o que fiz por você é assim que você me trata";

- "Se você me amasse fazia isso por mim";

Choro

Outra estratégia muito usada pelo chantagista é o choro, numa tentativa de provocar pena e sentimento de culpa. Você não concorda com algo e já está... o chantagista começou chorando, dizendo-se muito machucado com você.

Ameaças

Muitas vezes o chantagista recorre também a ameaças, tentando produzir medo na outra pessoa. Ameaças que não precisam ser físicas, mas sim psicológicas: "Você vai-se arrepender"; "Se fizer assim, vai ver o que eu faço depois..."; etc.

Identificar o chantagista

Antes de mais, é importante que você identifique se está perante um chantagista emocional. Todos nós temos, dentro de nós, um pouco desse "cara", quando fazemos olhinhos tristes ou pedimos "por favor, eu mereço isso...". Há que saber reconhecer quando alguém passa a barreira do "normal" para o "chantagista".

Reflita sobre o modo como a pessoa o está tratando, sobre a frequência com que estratégias dessas estão sendo utilizadas e sobre o modo como você está-se sentindo com isso. Quando você se começa a sentir mal muitas vezes, sempre sentido que dá pouco de si, que não faz nada correto, então talvez você esteja mesmo se deixando embarcar em uma chantagem emocional.

Desenvolva a sua inteligência emocional para identificar o chantagista.

Lidar com a situação

Quando você estiver perante uma situação de chantagem emocional, pare e pense. Se estiver sobre muita pressão e não conseguir dar uma resposta, diga simplesmente "Eu vou pensar e depois falamos". Se prepare, fundamente suas respostas e volte seguro de si!

Saiba dizer "basta"! Relembre-se de todos os motivos pelos quais a outra pessoa não está sendo justa e diga para ela.

Não ceda, explique seus pontos de vista e o porquê de você não concordar com a situação e enfrente o chantagista. Ele perceberá que sua estratégia não está mais tendo efeito.

Não tenha medo de lutar pelo que acredita e de enfrentar a outra pessoa. Afinal, é conversando que nos entendemos e conseguimos chegar a um consenso favorável a ambos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Jonas
Tenho exemplos claros e bem destacados desse tipo de gente em minha conviencia, e posso dizer que esse guia embora breve, foi o mais completo, conciso e coerente que encontrei até agora. Parabéns aos redatores
Editor umComo.com.br
Oi Jonas! Muito obrigado pelo seu comentário. Continue acompanhando nossas matérias!
A sua avaliação:
sinara
vivi com um primo um relacionamento 3 anos depois ele ficou doente mt agressivo devido a doença( trombose grave) pouco andava discutia sem motivo, com palavras e insultos de baixo calão, até ameaça de agressão fisica, eu resolvi ir embora e deixa-lo, depois disso ele começou me chantagear que sou desumana já que ele é tão limitado, eu não retornei . agora ele passou a ameaçar psicologicamente dizendo que vai me difamar que sabe segredos meus e mde familiares que eu contei pra ele, que vai colocar na internet pra todo mundo saber que sou uma safada , enganadora. estou com muito medo de isto acontecer bloqueei ele, mas ele tem todos meus amigos nos contatos . o que posso fazer?estou emocionalmente arrasada pensando em tudo que fiz por esse homem noites em claro , curativos na ferida da perna,que ja sarou e agora ele me trata como uma qualquer com calunias e linguagem vulgar demais, ofendendo, magoando sem motivos e eu aqui sem tomar atitude com medo dele divulgar na internet nome de terceiros que não tem nada a ver com nossas desavenças, peço ajuda, ja pensei em ir na delegacia da mulher fazer uma medida restritiva não sei se é o caso, tenho varias gravações que fiz em algumas discussões qdo percebi o caso se agravando. me d~e um caminho peço por favor. agradeço muito... sinara
Sousa
Já faz um tempo seu comentário, mas já pensou em gravar as conversas de vocês dois para pelo menos ter provas depois de que tudo que ele fala a seu respeito é fruto de uma falha de caráter DELE? E eu acredito que o melhor é sempre dizer aos outros nós mesmos o que pensamos, se você fofocou com seu primo sobre a vida alheia e falou coisas sobre outras pessoas que não deveria, converse com essas pessoas você mesma e fale o que você pensava e o que disse. A pessoa vai ficar com raiva? Ela tem todo direito, mas ao menos você está sendo sincera agora. E com relação à coisas pessoais suas, que ele ameace divulgar fazendo você se passar por algo que talvez você não seja, um advogado pode te ajudar. Lembre-se que a vida privada é realmente privada, se você não descumpriu nenhuma lei, o errado é aquele que divulga sua privacidade. E por fim, não fique com medo do seu primo, quem está te ameaçando é ele e não o contrário (até onde deu pra entender da sua descrição). Novamente, a falha no caráter é dele. Tente ajudá-lo conversando com ele mesmo, com seus parentes, sugerindo apoio psicológico e tals, fazer mais do que isso não é exatamente sua obrigação, afinal de contas assim como ele tem uma vida própria, você também tem (e tem direito a ela, o que é mais importante.
rackel azevedo
como nos defender de uma pessoa que entende nossas queixas verdadeiras ou apelos verdadeiros os taxam de chantagem emocional ,por sermos sogras e passam a ignorar nossos sentimentos verdadeiros e a nos maltratar em funcao de acharem que a realidade para a qual apelamos eh chantagem emociona?
Marcelo
Tente não se queixar, mas sim, elogiar a pessoa. Mude que os outros mudam junto com você. Não adianta fazer sempre a mesma coisa e esperar que os resultados sejam diferentes. Jesus é a verdade que liberta. Porém, precisamos anunciá-la de várias formas, para atingirmos vários corações. Simples assim.
Usuário anônimo
porque as pessoas quando entram nesse registo estão a sofrer. não podem analisar desta forma as coisas.
Imagem: aztecanoticias.com.mx
Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional