As relações de amizade

Como manter uma amizade ao longo do tempo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 29 março 2019
Como manter uma amizade ao longo do tempo

Ao longo de nossa vida, os amigos ocupam um lugar fundamental, sendo o centro de nossa vida social, nossos colegas de risadas e aventuras e muitas vezes nossos grandes confidentes. No entanto, em muitas ocasiões grandes amizades se perdem com o passar dos anos porque não soubemos mantê-las, como acontece com as relações sentimentais, e conseguir isso requer atenção de ambas as partes.

Se você se pergunta como manter uma amizade no tempo, em umComo.com.br damos algumas boas sugestões para que você consiga com sucesso.

Também lhe pode interessar: Como manter uma amizade à distância
Passos a seguir:
1

É normal que, com o passar dos anos e com as mudanças que cada pessoa vive em sua vida pessoal, nós nos distanciemos de alguns amigos. Mas também é verdade que manter o contato depende em grande parte de cada um de nós e do que façamos para conseguir, pois com alguns simples gestos podemos fazer com que uma amizade se mantenha ao longo do tempo.

2

Não se importe em dar o primeiro passo; muitas vezes nos distanciamos dos amigos porque nenhum dos dois se atreveu a contatar o outro após um distanciamento. Não tenha medo de ser o que pega o telefone, proponha uma visita, encontro ou planeje uma reunião; no fim o que importa é o que há por trás do gesto, o que contém a amizade e não quem liga mais para quem.

3

Para manter uma amizade ao longo do tempo é necessário não perder o contato. Nem sempre temos tempo ou estamos numa situação de ver um amigo de forma frequente, mas sempre há tempo para um café, para tomar uma bebida ou para um telefonema para pôr a conversa em dia.

4

Encontre tempo para a amizade. Todos temos ocupações a cumprir, mas enquanto arruma a casa pode ligar para esse amigo para pôr a conversa em dia; se planeja ir conhecer um lugar novo na cidade, pode contatar seus amigos para que acompanhem você, inclusive podem planejar entre todos um passeio juntos. A falta de tempo não é uma desculpa para deixar de compartilhar com quem amamos.

5

Compartilhe seus momentos importantes com essas pessoas; este tipo de gesto ajuda a fortalecer a amizade e a fazer com que dure com o passar dos anos. Além disso, fomentam o crescimento da confiança e a afinidade.

6

Expresse suas emoções. Muitas vezes nos afastamos de um amigo porque nos sentimos feridos por algo que ele fez. Em outras, é difícil dizer quanto o apreciamos. Não tenha medo de mostrar suas emoções e ser sincero, já que esta é uma dica importante para manter amizades fortes com o passar do tempo.

Veja também: 130 comentários para fotos de amigas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter uma amizade ao longo do tempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como manter uma amizade ao longo do tempo