Como funciona a pílula do dia seguinte


Como funciona a pílula do dia seguinte

Este tipo de anticonceptivo causou uma verdadeira revolução, trazendo imensa controvérsia, por um lado os que apoiam e por outro os que são contra. Atualmente sabe-se que a sua eficácia varia entre os 75% e os 89% segundo os dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América, mas como funciona a pílula do dia seguinte? Em que casos pode ser administrada? Quais são os seus efeitos? Em umComo.com.br contamos-lhe tudo sobre este anticonceptivo.

  • Como funciona


    A função da pílula de emergência é prevenir a ovulação quer seja através de uma carga hormonal ou não, no entanto não funciona quando o óvulo já foi fecundado, portanto não conta com propriedades abortivas. Dependendo do composto base poderá ser administrada desde 24 até 120 horas depois do coito sem proteção.

  • Quando devo toma-la


    A pílula do dia seguinte em nenhuma circunstância deve ser usada como método anticoncepcional habitual, trata-se de um meio de emergência que se deve aplicar quando o método habitual de proteção falhou, quando se tiveram relações sexuais sem nenhum tipo de proteção ou em casos de violações, aliás uma das razões em que muitos apoiam a sua utilização. Dependendo do seu composto base poderá ser tomada desde as horas seguintes ao coito até 120 horas depois do mesmo, no entanto quanto mais tempo passar menor será a sua eficácia.

  • Efeitos secundários


    Dependendo do composto da pílula do dia seguinte que tome, alguns dos efeitos secundários são náuseas, vómitos, dor de cabeça, sangramento não relacionado com a menstruação, sangramento abundante durante a mesma, atraso ou adiantamento do ciclo menstrual, manchas na pele, entre outros. É importante que leia as indicações da embalagem antes de consumir este tipo de anticonceptivo de emergência.

  • Avisos


    O primeiro e evidente aviso é que este tipo de método não deve ser administrado regularmente, pois poderá ter implicações sérias no seu organismo, além disso a sua eficácia é muito menor que outros métodos habituais como a pílula ou o preservativo, como qualquer outro método oral também não previne a transmissão de doenças sexuais. Além disso não se recomenda o seu consumo se teve cancro de mama, ou sofre de epilepsia, diabetes millitus, hipertensão grave, problemas de coração, entre outras condições, novamente é importante ler as indicações.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como funciona a pílula do dia seguinte, recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro.
Conselhos
  • Utilize este tipo de método anticonceptivo apenas em casos de verdadeira emergência, lembre-se que o sexo também implica responsabilidade e proteger-se de uma forma adequada contra a gravidez não desejada ou contras as DST's é uma atitude saudável e madura.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como funciona a pílula do dia seguinte:


7 comentários


13-10-2014 disse:
tive relacões na sexta feira sem camisinha as 20:30 e no sabado as 09:18 tomei a pilula do dia seguinte e apos 12 horas tomei a segunda.Corro risco de engravidar?
14-10-2014 disse:
Olá Cristiane, se tomou a pílula do dia seguinte direito não corre o risco de engravidar. Mas tenha em atenção que só deve recorrer a esta pílula em último caso, devido aos seus efeitos colaterais. Obrigada pelo seu comentário :)
02-10-2014 disse:
tomei a pílula do dia seguinte e após 10 dias minha menstruação desceu e no outro es tbm, há chance de eu estar grávida?
03-10-2014 disse:
Olá Andres, se tomou a pílula do dia seguinte corretamente e a sua menstruação desceu é porque não está grávida. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
08-09-2014 disse:
ola transei sem camisinha , e meu namorado gozou dentro de mim e ja se passarao 12hras se ja q se eu toma a pilula do dia seguinte ai vai da certo?me responda por favor
09-09-2014 disse:
Olá Lindynéia, você pode tomar a pílula do dia seguinte desde 24 até 120 horas depois da relação sexual sem proteção.
09-08-2014 disse:
Eu transei com camisinha, só que no ato da relação sexual, ela estourou! E ele acabou gozando dentro de mim... Sendo que só havia 3 dias, que a minha mestruação tinha ido embora, por esse motivo acredito não estar no período fértil. E cerca de 25 minutos depois que ele ejaculou em mim, tomei a pilula do dia seguinte! As chances de mim estar grávida são grandes ?? Me responda por favor.
12-08-2014 disse:
Olá Mariana, se tomou a pílula do dia seguinte então à partida não corre o risco de estar grávida. Se quiser saber como calcular os dias férteis, entre nesse link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-calcular-meus-dias-ferteis-6107.html Obrigada pelo comentário e continue a seguir-nos ;)
06-08-2014 disse:
tomei a pilula do dia seguinte e cinco dias depois veio um sangramento , nos dois primeiros dias veio um fluxo grande, depois veio em pequena quantidade e já dura sete dias esse sangramento. Pode ser gravidez??
08-08-2014 disse:
Olá Carolina, muito provavelmente não é gravidez. O sangramento após tomar a pílula do dia seguinte é algo que pode acontecer, visto ser um dos seus efeitos secundários.
03-08-2014 disse:
Olá Sara! No dia 29 de Junho, tive relação sexual sem camisinha, horas depois, minha menstruação desceu! No dia seguinte tomei a pílula do dia seguinte! Esse mês de Julho minha menstruação não desceu, mas senti cólicas! Pode ser causa do remédio, ou posso ter engravidado??
05-08-2014 disse:
Olá Paula, sim o adiantamento da menstruação é um dos efeitos secundários da pílula do dia seguinte. Obrigada pelo seu comentário :)
10-02-2014 disse:
bom dia!Sara. tenho uma pergunta , se a pílula não funcionar , a criança vai ter alguma consequência ( na sua formação do seu corpinho, mental ...)por ter usado este remédio? sim ou não. Me responde o quanto mais rápido possível. por favor
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom