Partilhar
Partilhar em:

Como funciona a pílula do dia seguinte

Avaliação: 4,7 (380 votos)
20 comentários
10 vezes partilhado
 
Como funciona a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte causou uma verdadeira revolução, trazendo imensa controvérsia, por um lado os que apoiam e por outro os que são contra. Atualmente sabe-se que a sua eficácia varia entre os 75% e os 89% segundo os dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América, mas como funciona a pílula do dia seguinte? Em que casos pode ser administrada? Quais são os seus efeitos? Em umComo.com.br contamos-lhe tudo sobre este anticoncepcional de emergência.

Também lhe pode interessar: Como tomar a pilula do dia seguinte

Como funciona a pílula do dia seguinte

A função da pílula do dia seguinte é:

  • Impedir a ovulação, atrasando o processo para que o óvulo não possa ser fecundado.
  • Quando o óvulo sair dos ovários, a pílula do dia seguinte faz com que muco cervical se torne mais espesso, impedindo a passagem dos espermatozoides para o óvulo.
  • No caso do óvulo já ter sido fecundado, a pílula do dia seguinte atuará para que o óvulo não se fixe às paredes do útero, fazendo com que seja expulso.
  • No entanto, não funciona quando o óvulo já foi fecundado, por isso não conta com propriedades abortivas. Esta pílula toma-se quando o método de proteção falha, por exemplo quando se rompe a camisinha, ou nos casos em que se tem sexo sem proteção e fica-se com medo de uma possível gravidez.

Dependendo do composto base poderá ser administrada 24 até 72 horas depois do coito sem proteção.

Quando devo tomar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte em nenhuma circunstância deve ser usada como método anticoncepcional habitual, trata-se de um método de emergência que se deve aplicar quando o método habitual de proteção falhou, quando se tiveram relações sexuais sem nenhum tipo de proteção ou em casos de violações.

Dependendo do seu composto base poderá ser tomada desde as horas seguintes ao coito até 72 horas depois do mesmo, no entanto quanto mais tempo passar menor será a sua eficácia. Se teve sexo sem proteção e se se encontra nos seus dias férteis, recomenda-se tomar a pílula do dia seguinte o quanto antes.

Saiba mais sobre como tomar a pílula do dia seguinte, entrando no nosso artigo.

Efeitos secundários

Dependendo do composto da pílula do dia seguinte que tomar, alguns dos efeitos secundários são:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Dor de cabeça
  • Sangramento não relacionado com a menstruação
  • Sangramento abundante durante a menstruação
  • Atraso ou adiantamento do ciclo menstrual
  • Manchas na pele

É importante que leia as indicações da embalagem antes de consumir este tipo de anticoncepcional de emergência, deste modo esclarecerá todas as suas dúvidas sobre a pílula do dia seguinte.

Saberá que a pílula do dia seguinte funcionou, quando a sua menstruação descer como normalmente. Lembre-se que a mesma pode chegar com um pouco de atraso.

Avisos sobre a pílula do dia seguinte

  • O primeiro e evidente aviso é que este tipo de método não deve ser administrado regularmente, pois poderá ter implicações sérias no seu organismo. Não se esqueça que se trata de uma alternativa de emergência.
  • Tenha em conta que a eficácia da pílula do dia seguinte é muito menor que outros métodos habituais como a pílula ou o preservativo, como qualquer outro método oral também não previne a transmissão de doenças sexuais, algo que apenas se consegue com a camisinha.
  • Além disso, não se recomenda o seu consumo se teve cancro de mama, ou sofre de epilepsia, diabetes millitus, hipertensão grave, problemas de coração, entre outras condições.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como funciona a pílula do dia seguinte, recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro.

Conselhos
  • Utilize este tipo de método anticoncepcional apenas em casos de verdadeira emergência, lembre-se que o sexo também implica responsabilidade e proteger-se de uma forma adequada contra a gravidez não desejada ou contras as DST's é uma atitude saudável e madura.
Relacionados
Comentários (20)

Escrever comentário sobre Como funciona a pílula do dia seguinte

Muito útil
20 comentários
Sinara
Estou tomando há 2 meses ac injetável, minha menstruação começou a descer e durante 3 dias tomei provera pra cortar o fluxo e tive relações sem proteção e depois não menstruei mais, já faz uns 15 dias e depois tive mais 2 relações com meu namorado, sendo uma tomei a pilula do dia seguinte, corro o risco de estar grávida???
vivian mendes
e normal tomar a pilula i atrasar um pouco?
vivian mendes
ola tive relaçao e logo em seguida tomei a pilula do dia seguinte isso tem risco de gravidezz?
Barbara
Oi tive relacao mais ele nao gosou dentro e depois de 2 horas tomei a pilula,posso engravidar?
Ana Lucia
Tive relação sexual na segunda a noite e tomei a pilula do dia seguinte na quarta feira funciona ?
Sara Viega
Oi Ana, a pílula do dia seguinte pode ser tomada até 72 horas após a relação sexual.
flaviana k.
Olá, transei com meu namorado sem proteção no dia da minha ovulação, mas eu tomei a pilula depois de 8 horas da relação , tenho chance de engravidar ?ja que a pilula n faz efeito depois q o óvulo é fecundado...
Sara Viega
Oi Flaviana, a pílula do dia seguinte pode ser usada até 72 horas após a relação sexual.
Jaqueline
Oi ... Minha menstruação sempre vem em data certa ,dois dias antes ou depois da data ,só q fazem 10dias q tomei pílula do dia seguinte ,nunca tinha tomado ,só q ai minha menstruação veio agora ,10 dias adiantados...eu devo me preocupar?será q falhou e estou grávida?me ajudem
Sara Viega
Oi Jaqueline, se você tomou a pílula do dia seguinte, deve saber que um dos efeitos que pode causar é o adiantamento da menstruação. De qualquer forma, se você menstruou em princípio não deve estar grávida, mas em caso de dúvida pode fazer um teste de gravidez.
Rosangela *-*
Ola Sara eu gostar de saber sobre o efeito da pílula do dia seguinte eu tomei 1 hora após um so comprimido
Sara Viega
Oi Rosangela, existem dois tipos de pílulas, de um ou dois comprimidos. Quando se tratam de dois comprimidos, o segundo deve ser tomado 12 horas após o primeiro. Quanto aos efeitos colaterais da mesma, pode vê-los aqui: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/quais-os-efeitos-colaterais-da-pilula-do-dia-seguinte-20152.html
maria armanda morgado
ola queria saber,se e possível eu tomar postinor,com anti -depressivos,nao faz mal ou faz?
Luanna Guimarae Dias
Ola gostaria de sabe se a pirula do dia seguinte serve pra quem ta com a mestruaçao atrasada?
Sara Viega
Oi Luanna, a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que serve para prevenir a gravidez. Este tipo de pílula deverá ser usado até 72 horas após a relação sexual.

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como funciona a pílula do dia seguinte
Como funciona a pílula do dia seguinte