Métodos contraceptivos para a mulher

Como funciona a laqueadura

Como funciona a laqueadura
Imagem: brasilescola.com

Tal como a vasectomia, a laqueadura é uma forma de contracepção cirúrgica, com a diferença que a primeira se aplica aos homens e esta última às mulheres. Assim sendo, a laqueadura de trompas baseia-se numa pequena cirurgia nas trompas de Falópio, de forma a impedir o percurso natural do óvulo desde os ovários ao útero e consequente possibilidade deste ser fecundado e originar um feto. É um método utilizado para impedir a gravidez indesejada e prevenir o câncer do ovário, e deve ser muito bem ponderado antes de ser colocado em prática, pois as taxas de sucesso de reversão são muito baixas e a mulher pode ficar estéril de forma permanente. Para compreender como funciona a laqueadura, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Gravidez com DIU é possível?
Passos a seguir:
1

A laqueadura é um método contraceptivo com uma eficácia de 99%, sendo que a taxa de falha cirúrgica representa apenas 0,5% dos casos. Desta forma a laqueadura dá garantias à mulher de que ela não irá engravidar mais.

2

Por alguma razão, se uma mulher quiser reverter a cirurgia isso não será tão fácil, ela terá de ser submetida a uma cirurgia muito complicada, dispendiosa e que não dá garantias de sucesso. Se a reversão for realizada, existe ainda grande change de desenvolver uma gravidez problemática. Desta forma a alternativa será a fertilização in vitro.

3

Para realizar a laqueadura a mulher é submetida a uma cirurgia realizada por um médico ginecologista, que procede a uma abertura do abdome com o objetivo de fazer um corte nas trompas e amarrar as extremidades. Este procedimento pode ser realizado durante uma cesária ou depois, recorrendo à anestesia geral. Existem cerca de 10 técnicas de realizar esta cirurgia.

Como funciona a laqueadura - Passo 3
Imagem: portalpower.com.br
4

Esta cirurgia não apresenta riscos para a saúde da mulher, não interfere com o ciclo menstrual e não causa alterações hormonais. No entanto, se o médico amarrar demasiado as trompas, isso pode resultar em uma menopausa precoce.

5

Se for realizada durante uma cesariana a cirurgia demorará cerca de 3 minutos, pois o abdome da mulher já está aberto. Fora dessa situação levará entre 30 a 40 minutos. Após a cirurgia a mulher deverá ficar em repouso absoluto durante 3 dias e deverá cumprir com, pelo menos, 1 semana sem atividade física, que inclui dirigir e ter relações sexuais.

Como funciona a laqueadura - Passo 5
Imagem: outramedicina.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a laqueadura, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
marcia
Oi tenho 27 anos e estou gravida de tres meses ja e a terceira estou tentando ja pr fazer laqueadura pq nao ganho parto normal e pretendo nao ter mais filhos mas a maioria falam que as reações sao muito ruim depois que é feita e no momento estou tentando pelo sus mas falaram q sou muito nova mas q deve tomar esta decisão somente eu e meu esposo
gabisantos
Ai teiho muitas dor na barriga o que e eu hnao teiho seios e teiho pelo. na vagina
DAYANE OLIVEIRA ONZI
EU FIZ A LAQUEADURA MAIS EU TENHO SINTOMAS MUITO RUINS QUANDO ESTOU MESTRUANDO ME DA ENJOO DOR DE CABEÇA DOR NAS COSTAS E EM UMA DAS MINHAS PE RNA MINHA MESTRUAÇAO VEM DE MAIS PASSO MUITO MAL E FICO FRACA E MUITO IRRITADA POR QUE ?EU TENHO 28 ANOS GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM REMEDIO QUE EU POSSA TOMAR PRA REGULAR POIS É DE MAIS ...
Sara Silva
Olá Dayane, na sua situação aconselhamos uma consulta no médico de forma a saber se esses sintomas estão ou não relacionados com a laqueadura.
dayane
oii obrigada por me responder ja fui no medico e eles diseram que isso é normal e vem da laqueadura sim pois eu comesei a ter esses sintomas depois que eu a fiz pois antes eu nao tinha nada disso mais aqui como a gente dependo do atendimento do sus é lamentavel cada medico diz uma coisa.........mais muito obrigada
Sara Silva
Olá Dayane, ficamos contentes por saber que essa questão ficou resolvida e você está mais descansada agora! Obrigada e continue nos acompanhando!
Imagem: brasilescola.com
Imagem: portalpower.com.br
Imagem: outramedicina.com
1 de 3
Como funciona a laqueadura