Partilhar
Partilhar em:

Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada

Avaliação: 3,2 (598 votos)
9 comentários
2 vezes partilhado
 
Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada

Atualmente estão disponíveis no mercado várias pílulas anticoncepcionais que permitem às mulheres uma melhor adaptação a este método, de forma a evitar a gravidez indesejada. No passado a pílula estava associada a alguns efeitos secundários desconfortáveis devido às suas concentrações hormonais elevadas. Estes efeitos, por outro lado, têm vindo a reduzir-se gradualmente até aos dias de hoje, fazendo da pílula um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes e o preferido da maioria das mulheres.

Para garantir a sua segurança, recomenda-se que antes de tomar a pílula ou qualquer outro medicamento, consulte o seu médico para que este possa avaliar qual a melhor opção para si.

Também lhe pode interessar: Tomar pílula anticoncepcional engorda?

Tipo de pílula

A pílula pode ser de dois tipos: simples ou combinada. A pílula simples ou minipílula contém na sua composição apenas progesterona e está particularmente indicada a mulheres que não possam sofrer os efeitos dos estrogênios, que estejam no período de aleitamento ou com mais de 35 anos e fumadoras. Por outro lado, as pílulas combinadas contêm na sua composição tanto estrogênio como progesterona e estão indicadas para a maioria das mulheres sem outros problemas de saúde subjacentes que possam contraindicar a sua toma.

Fases da pílula

A composição da pílula pode ser constante ao longo da cartela ou esta pode estar dividida por fases. Caso os comprimidos tenham todos a mesma composição, a pílula designa-se monofásica, caso estes variem ao longo da cartela esta pode ser bifásica, trifásica ou multifásica, correspondendo a 2, 3 ou mais tipos de comprimidos diferentes.

Administração da pílula

A pílula pode ser administrada de forma contínua, ou seja, sem paragens na sua toma, sendo constituída por 28 comprimidos, ou pode ser tomada durante 3 semanas às quais se segue uma pausa de 7 dias. Com ambas as formas de administração ocorre a hemorragia de privação, semelhante ao período menstrual, ocorrendo esta no intervalo de 7 dias entre as pílulas de toma faseada e nos últimos 4 comprimidos, no caso das pílulas de toma contínua.

Escolher a pílula pode não ser uma tarefa fácil, principalmente com a vasta gama disponível no mercado. Conhecer as pílulas disponíveis e como se classificam pode facilitar a decisão e dar-lhe a conhecer qual a pílula que melhor se adapta a si, aumentando a sua segurança.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada, recomendamos que entre na nossa categoria de Controlo da natalidade e sexo seguro.

Relacionados
Comentários (9)

Escrever comentário sobre Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada

Muito útil
9 comentários
Lúcia
Olá, tenho 18 anos e comecei minha vida sexual faz dois meses, qual séria a melhor pílula ?
Editor umComo.com.br
Oi Lúcia! Você deve consultar sempre o seu médico ou ginecologista, pois ele é quem saberá melhor qual a pílula mais indicada para você.
kele gonçalves santos de alencar
Ola estou amamentando meu filho de 1 ano e 3 meses ele ja se alimenta com sopa,papinha etc . tomava um anticoncepcional de uso continou mas parei pode me sugerir um outro .
Hugo Silva
Olá Kele, para trocar de anticoncepcional você deve consultar o seu médico ou ginecologista pois é ele quem sabe qual é o melhor para si.
bruna
eu gostaria de saber qual a melhor pilula pra min e qual o hormonio ou composiçao se adapta melhor pra min que sinto muita nuseas e fortissimas com tontura usando pilula tenho policistos e usei por muito tempo o metoddo de injetaveis inchei e com este metodo numca tinha mestruaçao agora nao uso nada ...! so coito imterrompido me ajudem
dynne
eu tenho ovário micropolicistico ja tomei os anticoncepcional selene e tamisa 20 e com o passar do tempo nao estao m fazendo bem qual anticoncepcional alem desses posso tomar?
Andreia
klaira,este é otimo, custa em torno de 35,00 reais. Usei e recomendo
ana paula farias paiva
como saber ,qual anticoncepcional mas eficaz
daniela garcia garrote
boa tarde, meu nome é Daniela e gostaria de saber por qual pílula posso substituir pela mínina. tomei ela por quase 10anos e nunca tive efeitos colaterais, só que não estou mais encontrando no mercado , desde já obrigado
monica
eu queria tomar um anticoncepcional que não me engordasse,e apropriado,pois tenho um mioma intramural,eu tenho 28anos e um filho de 3 anos
Usuário anônimo
nao deu informações dos nomes dos melhores anticocepcionais
Usuário anônimo
falta informação

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada
Como escolher a pílula anticoncepcional mais adequada