Outros Saúde na mulher

Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais

Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais

Uma grande maioria de mulheres sofre de dores durante o seu ciclo menstrual, mas para algumas delas, as dores menstruais são duras e impedem-nas de fazer as suas atividades diárias com normalidade nesses dias. As dores menstruais também podem vir acompanhadas de outras dores como cólicas fortes, dor de cabeça, náuseas, vômitos, inchaço, retenção de líquidos e mau estar. Embora tenhamos ao nosso alcance medicamentos que nos ajudem a reduzir estas dores, também existe a possibilidade de recorrer a métodos mais naturais e inofensivos. Neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe alguns conselhos para que saiba como aliviar a dor menstrual com remédios naturais.

Também lhe pode interessar: Cólica menstrual forte: como aliviar
Passos a seguir:
1

Tomar infusões de ervas naturais é um remédio muito bom que pode ajudá-la a aliviar a dor menstrual. As infusões de canela, camomila e prímula são as mais indicadas para acalmar este tipo de dores:

  • A infusão de canela é ideal pelo seu grande efeito relaxante e porque, para além disso, ajuda a regular os ciclos menstruais irregulares.
  • A infusão de camomila contém compostos florais favoráveis para aliviar as dores de ovários.
  • A infusão de prímula utiliza-se especialmente para regular o ciclo menstrual e favorecer o relaxamento do útero. Trata-se de uma das ervas que melhor funciona para combater a dor menstrual.
Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais - Passo 1
2

Outro remédio natural que pode servir para aliviar as dores durante o ciclo menstrual é inalar a essência de algumas plantas e flores. É aconselhável para acalmar as cãibras estimular o relaxamento dos músculos. Plantas como a manjerona, lavanda, zimbro, bálsamo, menta ou alecrim são adequadas no tratamento de dores menstruais.

3

A aplicação de calor na zona do ventre é bom para se relaxar e aliviar a dor menstrual. Tome um banho de água quente ou utilize uma almofada térmica ou bolsa de água quente e coloque-a mesmo sobre a zona dorida. Descanse uns minutos e notará como as dores diminuirão e se sentirá melhor.

4

Por outro lado, as massagens abdominais e lombares também ajudam a diminuir e aliviar as dores menstruais. Massaje a zona dos ovários e lombar durante uns minutos e inclua o uso de óleos essenciais de alecrim, sálvia ou de cipreste que são muito eficazes para suportar melhor a dor.

Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais - Passo 4
5

A prática de exercício físico durante os dias do ciclo menstrual melhora o fluxo sanguíneo e pode ajudá-la a superar as dores menstruais. É importante realizar exercício de intensidade moderada e suave, sobretudo quando as dores são demasiado fortes. Basta sair de casa e caminhar todos os dias ou fazer uma série de alongamentos.

6

A dieta tem uma função chave no processo hormonal, pelo que é aconselhável seguir uma alimentação equilibrada. Nos dias antes da menstruação e durante o ciclo menstrual é recomendável consumir alimentos ricos em fibra e ferro e beber bastante água para diminuir a sensação de inchaço. Evite também alimentos demasiado processados e o consumo de café e álcool.

Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais - Passo 6
7

Também pode tomar prímula para a menstruação, uma vez que esta planta é conhecida como "a planta da mulher". Esta planta é rica em óleos essenciais como os ácidos linoleico e ácido gamma-linolénico que contribuem para que as hormonas femininas estejam reguladas e favoreçam a coagulação do sangue. Além disso, a prímula também tem um efeito anti-inflamatório com o qual conseguirá reduzir os incômodos, o inchaço e a dor produzida pela menstruação.

A forma mais habitual de a tomar é com cápsulas de prímula, que poderá encontrar à venda em lojas de produtos naturais. Também pode optar por adquirir o óleo de prímula e massagear o seu ventre com este ingrediente.

Sugestão: Como atrasar a menstruação

Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
maria
ai gostei bastante porque eu to gravida
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, ainda bem que gostou :) Obrigada pelo comentário e volte sempre :)
1 de 5
Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais