Ex namorados

Como agir quando encontrar com o ex

Como agir quando encontrar com o ex

Passado algum tempo depois de acabarem, encontrar o seu ex namorado por acaso em algum ligar pode ser um momento incômodo para si ou para ambos. Nesta situação, é possível que lhe aflorem alguns sentimentos ou não, que sinta nervos, lhe dê alegria, ou pelo contrário, fique triste. Tudo dependerá de como foi o final entre os dois e de como terminou a relação. Para que saiba gerir essa situação, relativize da melhor forma e mantenha a calma, em umComo preparamos este artigo com alguns conselhos básicos sobre como agir quando encontrar com o ex.

Também lhe pode interessar: Como não odiar mais o meu ex

Passos a seguir:

1

Se vir o seu ex ou está partilhando o mesmo local, algo que nunca deve fazer é fugir ou esconder-se atrás de alguma coisa ou de alguém. Respire e aja com normalidade, caso contrário poderá chegar a pensar que ainda sente alguma coisa por ele ou que não tem uma atitude madura como o suficiente para sair bem dessa situação. Não se trata de ir a correr atrás dele para o cumprimentar, se o vir ao longe, bastará fazer-lhe um gesto amável do sítio onde está e pronto!

Como agir quando encontrar com o ex - Passo 1
2

Por outro lado, o que fazer se bater de frente com o seu ex? Nesta situação, se ele parar para a cumprimentar, o melhor é que lhe responda com uma saudação cordial evitando atacá-lo subtilmente com olhares de ódio e, muito menos, desprezá-lo ou fazer uma cena de gritos e insultos. Não é momento para isso.

Tenha em conta que também existe a opção de o seu ex não a cumprimentar e fazer de conta que não a viu. Não se preocupe! Por muita raiva que isso lhe cause, o melhor é aceitar a sua decisão, respeitá-la e seguir em frente como se nada fosse. Se isso acontecer, já sabe como deve agir da próxima vez que se cruzar com ele/ela.

Como agir quando encontrar com o ex - Passo 2
3

Se depois do cumprimento começar uma conversa entre ambos, é importante que não se prolongue demasiado caso algum dos dois se sinta desconfortável. O melhor será que sejam breves e sigam seus caminhos o quanto antes. Por outro lado, se a conversa fluir e a situação for confortável e desprendida, podem continuar falando até que vos apeteça, embora não deve pensar que este é um sinal que ele ou ela quer voltar a ter uma relação consigo. É muito provável que sinta muito carinho por si e que goste de te ver e saber de si.

4

Durante um papo com o seu ex em que se acabam de encontrar, existem limites que não deve passar e certos temas que o melhor é não falar para não acabar arruinando o encontro. Alguns conselhos que deve ter em conta são os seguintes:

  • Não lhe conte todos os detalhes da sua vida. Não é preciso que nesse encontro explique cada coisa que tem feito desde que já não estão juntos, a intimidade que tinham já não é a mesma. Não se sinta obrigado(a) a contar aquilo que não quer que se saiba, você deve pensar e decidir o que lhe quer contar ou não.
  • Trate o seu ex com total naturalidade, como o faria com qualquer outra pessoa que visse. Embora no passado se tenham habituado a se tratarem e falarem de certa forma um ao outro, isso já faz parte do passado, por isso agora existirão gestos, olhares, perguntas... que já não são apropriadas nem oportunas para este momento.
  • Nada de reprovações ou recordar momentos da vossa relação. O tempo passou e não é o momento para discutir ou jogar na cara tudo aquilo que decepcionou um ao outro. Também não convém falar de intimidades passadas, já que poderiam dar uma falsa impressão de que podem voltar a acontecer no presente.
  • Não fique calado(a). Fale com ele/ela com normalidade, demonstrando que superou a situação, mostre-se indiferente, sorria com naturalidade e faça-o ver que domina a situação na perfeição.
Como agir quando encontrar com o ex - Passo 4
5

Mas... E se ele estiver acompanhado da sua nova cara metade? Mantenha-se relaxado(a), aja com normalidade e cumprimentando com amabilidade e, sobretudo, não invada o espaço da sua namorada(o) nem diga coisas sobre o seu ex ou sobre a vossa relação que a possam incomodar. Deve estar consciente do lugar que ocupa neste momento tendo claro que já não é o seu par.

6

Se seguir todos estes conselhos sobre como agir quando encontrar com o seu ex, sairá desta situação numa boa e poderá continuar a sua vida e continuar feliz como dantes. Mas, se ainda precisa de mais tempo para superar a separação e retirar de uma vez por todas essa pessoa da sua cabeça, recomendamos que consulte algum dos seguintes artigos:

Como agir quando encontrar com o ex - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir quando encontrar com o ex, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Agostinho
Encontrei-me com o meu ex, 20 anos depois descobrimos que nos amamos, a separação foi por força das circunstância.
1 de 5
Como agir quando encontrar com o ex